No verão de 2020, Tom Thibodeau assumiu o cargo de treinador dos New York Knicks, a terceira passagem como treinador principal da NBA, depois dos Chicago Bulls e dos Minnesota Timberwolves. E, cinco anos depois, o balanço é positivo.
Embora os Knicks não estivessem nos play-offs desde 2013, chegaram aos mesmos em quatro das cinco épocas do mandato de Thibodeau. Melhor ainda, eles ganharam pelo menos uma série nas últimas três temporadas e, este ano, simplesmente voltaram às finais da conferência pela primeira vez em 25 anos.
Mas, claramente, a franquia sentiu que o melhor resultado possível havia sido alcançado nessa configuração e acabou de dizer adeus a Tom Thibodeau.
Depois de derrotar os Celtics, atuais campeões, foi uma grande desilusão não conseguir superar os Pacers na final da Conferência Este. Foi uma derrota que, sem dúvida, pesou na decisão. Conhecido por jogar com os seus titulares ao máximo, Thibodeau viu muitas lesões nas suas estrelas ao longo dos últimos cinco anos, mas os seus resultados continuam a ser de grande qualidade. Não há dúvida de que vários clubes da NBA estarão interessados nos seus serviços, tendo chegado às finais de conferência com duas das suas três equipas (os Bulls em 2011).
Quanto aos Knicks, terão de encontrar o treinador certo para dar os últimos passos rumo à glória e ao primeiro título desde 1973...