Boston Celtics 136-107 Washington Wizards
O internacional português Neemias Queta apresentou-se em grande nível em Boston e foi determinante para a vitória da equipa da casa diante dos Wizards.
Novamente titular na equipa de Joe Mazulla, o poste português jogou 24 minutos e somou um duplo-duplo (15 pontos e 12 ressaltos), registando ainda um roubo de bola e um desarme de lançamento, num jogo em que se destacou pela percentagem perfeita no lançamento na zona de dois pontos (7 em 7).
A equipa de Boston nem entrou bem e chegou ao fim do 1.º período a perder por 11 pontos de diferença (26-37), mas deu a volta ao marcador na reta final da primeira parte, chegando ao intervalo a vencer por 70-60.
Além de Neemias, destaque para os 35 pontos de Jaylen Brown, que anularam os 31 do jovem francês Alexandre Sarr.
Los Angeles Lakers 118-116 San Antonio Spurs
No tão aguardado primeiro duelo da temporada entre Doncic e Wembanyama, o esloveno Doncic brilhou com 35 pontos, nove ressaltos e 13 assistências.
Acrescentou ainda cinco roubos de bola e dois desarmes de lançamento, ajudando os Lakers a triunfarem num final caótico no Crypto.com Arena, subindo para 7-2 enquanto aguardam a estreia de LeBron James esta época, ainda a recuperar de lesão.
Wembanyama foi o melhor dos Spurs, com 19 pontos, oito ressaltos e três assistências.
Stephon Castle e Jeremy Sochan marcaram 16 pontos cada, com sete jogadores dos San Antonio a atingirem a dezena de pontos – mas o coletivo não foi suficiente.
Wembanyama esteve grande parte do encontro condicionado pelas faltas e acabou excluído a 1:40 do fim, com os Spurs a perderem por 113-112.
Os Lakers seguravam uma vantagem de 118-116 a 1,2 segundos do fim, quando uma reposição mal executada deu a bola aos Spurs, que não conseguiram aproveitar.
"Eles têm uma equipa incrível. Só perderam outro jogo, por isso, conseguir recuperar, estando sem (Austin Reaves) e LeBron, é inacreditável", afirmou Doncic.
Portland Trail Blazers 121-119 Oklahoma City Thunder
Em Portland, os Trail Blazers anularam uma desvantagem de 22 pontos para surpreender os Thunder por 121-119, terminando a série vitoriosa de 8-0 de Oklahoma City no arranque da época.
Deni Avdija somou 26 pontos, 10 ressaltos e nove assistências, enquanto Jrue Holiday contribuiu com 22 pontos para os Trail Blazers, que passaram para a frente pela primeira vez no encontro, 97-96, com um lançamento de Holiday a 6:44 do fim.
As equipas trocaram a liderança mais quatro vezes antes dos Blazers conseguirem distanciar-se.
O Jogador Mais Valioso da NBA, Shai Gilgeous-Alexander, converteu dois lances livres para colocar os Thunder a um ponto, com 7,1 segundos por jogar, mas Holiday respondeu com dois lances livres que selaram o triunfo.
Gilgeous-Alexander terminou com 35 pontos, nove ressaltos e quatro assistências, enquanto Aaron Wiggins somou 27 pontos para OKC, que chegou a liderar por 22 no primeiro quarto e por 14 já no terceiro.
Indiana Pacers 103-112 Brooklyn Nets
Os Brooklyn Nets conseguiram finalmente o primeiro triunfo da época, ao baterem os desfalcados Indiana Pacers.
O extremo Michael Porter Jr., de regresso após falhar um jogo por motivos pessoais, liderou os cinco jogadores dos Nets em duplos dígitos, com 32 pontos e 11 ressaltos.
Nic Claxton acrescentou 18 pontos, 10 ressaltos, seis assistências, três roubos de bola e dois desarmes de lançamento para Brooklyn, que capitalizou 23 pontos a partir de 18 perdas de bola dos Pacers.
Pascal Siakam marcou 23 pontos e distribuiu 10 assistências para Indiana, que somou 41 pontos no segundo quarto e foi para o intervalo a vencer por 59-54, num jogo equilibrado com uma dúzia de mudanças de liderança.
"Estou muito orgulhoso de todo o grupo e fazer parte desta vitória é algo muito especial", afirmou o treinador dos Nets, Jordi Fernandez.
"Parecemos um grupo competitivo, altruísta e unido, e é assim que vemos o nosso futuro, tanto a curto como a longo prazo. Vencer começa agora, e quando se luta assim, é isso que nos importa, agora e no futuro".
Outros resultados:
New York Knicks 137-114 Minnesota Timberwolves
Cleveland Cavaliers 132-121 Philadelphia 76ers
Detroit Pistons 114-103 Utah Jazz
Memphis Grizzlies 109-124 Houston Rockets
Dallas Mavericks 99-101 New Orleans Pelicans
