Tendo recebido uma autorização especial da NBA para participar, o base dos Portland Trail Blazers, de 35 anos, superou Phoenix e Devin Booker por 29-27 na final.
"Numa época em que não estou a jogar, o facto de a liga me permitir vir e fazer algo assim, sentir a competição, sentir um pouco de pressão, voltar a estar diante dos adeptos, foi uma experiência fantástica", afirmou Lillard.
Lillard lesionou-se nos play-offs do ano passado ao serviço dos Milwaukee, foi dispensado pelos Bucks e assinou pelos Trail Blazers, equipa pela qual disputou as suas primeiras 11 temporadas na NBA.
Demonstrando a mesma consistência que o tornou um dos melhores atiradores de longa distância da NBA, Lillard juntou o título de triplos de 2026 aos triunfos de 2023 e 2024, igualando o recorde de vitórias no evento, partilhado por Larry Bird e Craig Hodges.
"É só por isso que o faço, para continuar a acrescentar à minha herança, à minha reputação e ser quem sou", disse Lillard. "Deram-me a oportunidade e aproveitei-a."
Lillard foi o último a lançar na ronda inaugural, em que oito jogadores disputaram três vagas na final.
O estreante dos Charlotte Kon Knueppel foi o primeiro a lançar e garantiu a presença na final com 27 pontos, o vencedor de 2018, Booker, penúltimo a lançar, fez 30 e Lillard fechou com 27 – acertando cinco seguidos do lado esquerdo – avançando perante Cleveland e Donovan Mitchell, que somou 24.
"É preciso simplesmente deixar a bola voar e confiar no instinto de lançador", afirmou Lillard: "Não se pode abalar quando outro jogador aquece ou quando o público faz barulho... só tens de lançar e ser tu próprio, e é isso que venho cá fazer."
Na final, Knueppel abriu com 17 pontos, Lillard converteu o seu último lançamento da linha de fundo para terminar com 27 e Booker falhou os três últimos lançamentos da linha de fundo, qualquer um deles teria igualado Lillard.
"Estava a rezar para que ele falhasse", admitiu Lillard: "Quando cheguei, já imaginava que seria eu, o Book e o Kon no fim. Sabia que ia ser uma competição renhida. Ele estava em posição. Bastou que dois ou três lançamentos não entrassem, mas é assim que acontece por vezes."
Noutras atividades do All-Star Saturday da NBA, a competição Shooting Stars foi conquistada pela Equipa Knicks, composta por Jalen Brunson e Karl-Anthony Towns, ambos de Nova Iorque, e pelo antigo ídolo dos Knicks, Allan Houston.
