Mais

NBA: Spurs travam os vizinhos Rockets (121-110), Neemias Queta titular na derrota dos Celtics (123-110)

Wembanyama dominou os Rockets
Wembanyama dominou os RocketsRONALD CORTES / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP Photo par RONALD CORTES / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP SAN ANTO

Os Spurs puseram fim a uma série de cinco vitórias consecutivas dos Rockets, enquanto os Bucks levaram a melhor sobre os Bulls, na sexta-feira, na NBA. Neemias Queta foi titular nos Celtics, mas não conseguiu evitar nova derrota do conjunto de Boston.

San Antonio Spurs 121-110 Houston Rockets

Victor Wembanyama e os San Antonio Spurs puseram fim a uma série de duas derrotas consecutivas com uma vitória sobre os Houston Rockets de Kevin Durant.

Harrison Barnes marcou 24 pontos, enquanto Wembanyama e Julian Champagnie somaram 22 cada um para os San Antonio.

O astro francês, um pouco abaixo do seu melhor nível, com apenas oito ressaltos, foi o responsável pelo ataque, depois de ter estado limitado a quatro pontos na primeira parte. Do outro lado, Alperen Sengun marcou 25 pontos, nove ressaltos e oito assistências, e o bicampeão da NBA Durant somou 24 pontos para os Rockets , que tiveram um arranque fulgurante e lideraram por 11 pontos na primeira parte.

"Sabíamos que ia ser uma batalha desde o início", disse Wembanyama: "Jogámos bem contra Steven Adams, um dos melhores ressaltadores ofensivos da liga. Foi simplesmente implacável".

A equipa de Brian Wright mantém-se assim invicta em casa, com a quarta vitória em quatro jogos, e sobe ao terceiro lugar da Conferência Oeste antes de receber o New Orleans Pelicans no sábado.

Orlando Magic 123-110 Boston Celtics

Em Orlando, os Boston Celtics sofreram a sexta derrota em 10 jogos nesta temporada. Numa luta entre equipas em zona de play-in, Orlando levou a melhor e conseguiu regressar aos triunfos, depois de um sobressalto na visita aos Atlanta Hawks.

Neemias Queta foi titular nos Celtics e somou pouco mais de 30 minutos. O poste português terminou com cinco pontos (apenas dois lançamentos concretizados dos oito tentados), oito ressaltos (três ofensivos), duas assistências, dois desarmes de lançamentos e um roubo de bola. 

Pese embora os números discretos, Neemias Queta destacou-se como uma presença importante nos Celtics. Foi o único titular da equipa com um +/- positivo (sete), ou seja, sempre que esteve em jogo, os Celtics fizeram mais do que os Magic. Só Jordan Walsh (7) e Hugo González (9) também tiveram +/- positivos nos Celtics.

Jaylen Brown terminou a partida como o melhor marcador (32 pontos), seguido de Payton Pritchard (27), ambos pelos Celtics. Franz Wagner (27 pontos, seis ressaltos e seis assistências) destacou-se nuns Magics que tiveram Paolo Banchero (15 pontos, 9 ressaltos e quatro pontos) em noite mais discreta.

Com a sexta derrota em 10 jogos, os Celtics ocupam o 11.º lugar da Conferência Oeste, a um jogo dos Atlanta Hawks, a primeira equipa em zona de play-in. Os Magic subiram à nona posição.

Milwaukee Bucks 126-110 Chicago Bulls 

O Milwaukee Bucks, impulsionado pelos 41 pontos de Giannis Antetokounmpo, começou a defender o título da Taça da NBA com uma vitória por 126-110 sobre os Chicago Bulls, líder da Conferência Este, na sexta-feira.

O duas vezes MVP da NBA,Antetokounmpo, com 15 ressaltos, nove assistências, dois roubos de bola e dois desarmes de lançamento, marcou 19 pontos só no quarto período para abrir uma vantagem decisiva. O astro grego, que agora tem uma média de 33,4 pontos por jogo após esta partida, ajudou o Milwaukee a interromper uma série de duas derrotas consecutivas.

Matas Buzelis foi o melhor marcador dos Bulls , com 20 pontos, e o seu companheiro de equipa Josh Giddey, que vinha de dois triplos-duplos consecutivos, fez 16 pontos, sete ressaltos e 14 assistências.

Com este revés, Chicago cedeu o primeiro lugar da Conferência Este aos Detroit Pistons, que bateram os Brooklyn Nets (125-107) e alcançaram a quinta vitória consecutiva, graças, nomeadamente, aos 34 pontos de Cade Cunningham.

Sacramento Kings 101-132 Oklahoma City Thunder

Oklahoma City Thunder, atual campeão e líder da Conferência Oeste, dominou os Kings em Sacramento.

A equipa de Mark Daigneault foi ajudada por um desempenho impressionante de Isaiah Hartenstein. O poste, que apanhou 19 ressaltos, marcou um recorde de 33 pontos, com 14 em 17 nos lançamentos de campo.

O MVP da temporada passada, Shai Gilgeous-Alexander , acrescentou 30 pontos para o OKC, que sofreu sua primeira derrota da temporada em Portland na quinta-feira.

Denver Nuggets 129-104 Golden State Warriors

Os Nuggets conquistaram a terceira vitória consecutiva contra o Golden State Warriors, que não contou com o lesionado Stephen Curry.

A estrela de Denver, Nikola Jokic, marcou 26 pontos, apanhou nove ressaltos e distribuiu nove assistências, colocando a sua equipa no quarto lugar do Oeste.

Para os Warriors, Jimmy Butler (16 pontos) e Draymond Green (17 pontos) não foram suficientes.

Washington Wizards 114-148 Cleveland Cavaliers

O Cleveland Cavaliers derrotou o Washington Wizards fora de casa.

Donovan Mitchell foi o melhor marcador dos Cavs , com 24 pontos. Darius Garland acrescentou 20 e Evan Mobley 18. No total, sete jogadores do Cleveland marcaram mais de dez pontos.

C. J. McCollum foi o melhor marcador dos Wizards com 25 pontos.