Mais

Semana na NBA: Jokic faz história, mas Nuggets continuam com dificuldades

Jokic fez história, mas os Nuggets continuam a debater-se
Jokic fez história, mas os Nuggets continuam a debater-seImagn Images / ddp USA / Profimedia
Na rubrica semanal do Flashscore, fazemos uma breve análise dos principais pontos de discussão dos últimos sete dias na NBA. Enquanto os Clippers de Los Angeles estão a dar o litro, os Denver Nuggets sofreram um verdadeiro golpe, apesar do génio inigualável de Nikola Jokic.

Equipa da semana

Com a temporada regular chegando ao fim nesta semana, será que o Los Angeles Clippers entraram de repente na luta?

Uma grande parte disso deve-se ao fenomenal Kawhi Leonard, que - neste momento - está em forma e saudável. Os Clippers parecem ter gerido bem Kawhi à medida que nos aproximamos dos play-offs, e os adeptos esperam que ele se mantenha saudável no pós-temporada.

James Harden também está a brilhar ao lado de Ivica Zubac, com a dupla a parecer uma das melhores da liga.

Na última semana, os Clippers obtiveram vitórias expressivas sobre os Orlando Magic e os New Orleans Pelicans, para além de terem conquistado duas vitórias sobre os Dallas Mavericks.

A Conferência Oeste está absolutamente lotada, e tudo pode acontecer nos próximos dias. Mas, no momento, os Clippers subiram para o quinto lugar e têm uma oportunidade real de terminar até mesmo em terceiro. Ninguém vai querer enfrentá-los.

Os últimos jogos dos Clippers
Os últimos jogos dos ClippersFlashscore

Os azarados da semana

Os Denver Nuggets não parecem ser uma equipa que esteja a lutar seriamente pelo título.

Apesar de contar com um Nikola Jokic que continua a jogar a um nível histórico (falaremos dele mais tarde), o plantel não está à altura do momento e a equipa continua a ser massacrada defensivamente.

Durante a semana, a equipa perdeu quatro jogos em quatro contra os Indiana Pacers, Golden State Warriors e San Antonio Spurs, além de ter sofrido uma derrota verdadeiramente desoladora no duplo prolongamento contra os Minnesota Timberwolves.

Apesar de estarem em quarto lugar, o Oeste é muito competitivo, pelo que existe a possibilidade de caírem no torneio de play-in. Para uma equipa com Jokic e ambições tão elevadas, isso seria um desastre.

Jogador da semana

É inacreditável que, apesar das dificuldades do Nuggets, Nikola Jokic tenha tido uma semana absolutamente alucinante.

O sérvio fez história na derrota com os Timberwolves com uma estatística de 61-10-10 - o maior número de pontos já alcançado num triplo-duplo.

Contra os Warriors, marcou 33 pontos, 12 ressaltos e nove assistências, antes de registar um triplo-duplo de 41 pontos contra os Pacers (41-15-13).

Jokic está a desfrutar de uma das melhores épocas de todos os tempos, e ainda parece que provavelmente terminará em segundo lugar, atrás de Shai Gilgeous-Alexander, na corrida ao prémio de MVP.

Talvez os adeptos estejam a ficar fartos da sua grandeza. Porque uma coisa é certa: se ele já não fosse três vezes MVP, certamente conquistaria o prémio este ano.

Jogada da semana

Ja Morant teve problemas com a NBA por insistir em fazer gestos com os dedos durante os jogos, recebendo uma multa de 75 mil dólares na semana passada. No entanto, a genialidade de Ja também estava em evidência, pois ele acertou este cesto para vencer o jogo do Memphis Grizzlies contra o Miami Heat.

História da semana

Jokic e Steph Curry, dois dos maiores nomes da NBA, fizeram história na terça-feira.

Antes dessa noite, o maior número de pontos marcados num triplo-duplo tinha sido de Luka Doncic (60-21-10) e James Harden (60-10-11).

Assim, como já foi referido, enquanto Jokic tentava sozinho levar os Nuggets à vitória contra os Timberwolves, foi mais longe do que Luka e Harden, marcando 61 pontos no seu triplo-duplo.

É também o maior número de pontos marcados por um jogador nesta temporada, e ele está a caminho de ser o primeiro jogador na história da NBA a terminar entre os três primeiros em pontuação, ressaltos, assistências e roubos de bola.

Entretanto, horas antes, Steph marcou 52 pontos para os Warriors na vitória sobre os Grizzlies. Com isso, foi o primeiro encontro na história da NBA em que vários ex-vencedores do prémio de MVP marcaram mais de 50 pontos.

Uma noite sensacional da NBA, em que duas lendas mostraram a sua qualidade indiscutível e inigualável.