Tatum faz história contra os 76ers e leva Celtics à final da Conferência Este (112-88)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tatum faz história contra os 76ers e leva Celtics à final da Conferência Este (112-88)
Jayson Tatum viveu noite para mais tarde recordar, batendo o recorde de Stephen Curry
Jayson Tatum viveu noite para mais tarde recordar, batendo o recorde de Stephen Curry
AFP
Os Boston Celtics garantiram, este domingo, o apuramento para a final da conferência Este da NBA, ao vencerem os Philadelphia 76ers no jogo sete das meias-finais, por 112-88. Jayson Tatum fez 51 pontos e brilhou no encontro, com uma pontuação histórica, a maior de sempre num jogo sete da NBA.

Recorde as incidências da partida

Jayson Tatum dificilmente esquecerá a partida desta noite entre o Celtics e o 76ers. Especialmente o terceiro período (terminou 33-10) do confronto final que decidiria qual das duas equipas, Boston ou Philadelphia, enfrentaria os Miami Heat nas finais da Conferência Este. O número 0 foi o protagonista absoluto de um jogo que, depois do seu lançamento ao intervalo, praticamente não teve história. O resultado final de 112-88 foi fruto da monstruosa atuação do base do Missouri, que, no Dia da Mãe, viu a sua progenitora assistir ao jogo juntamente com mais 19.000 pessoas.

Sem sequer jogar os últimos três minutos, Tatum não só foi o principal protagonista da vitória dos Celtics, que agora vão defrontar os Heat na final, como também bateu o recorde de Stephen Curry de pontos marcados num jogo 7 dos play-offs. Se o defesa dos Warriors tinha parado nos 50, o defesa dos Celtics chegou aos 51, graças a seis lançamentos de três pontos em 10 tentativas. A demonstração de um estado de graça irrefutável, que vale o acesso à fase seguinte.

O outro lado da moeda é o de James Harden, que esta noite esqueceu totalmente o seu talento e concretização em casa, e pareceu quase sempre impotente perante o espectáculo de Tatum. Um esquerdino a ser eliminado por um destro, uma equipa composta por um armador eclético e um central sólido como Joel Embiid, que foi aniquilada pelo jogo de equipa do jogador exterior dos Celtics, que se encaminham para o embate com os Miami Heat, no qual poderão voltar a usufruir do fator casa num possível jogo 7.