Luka Doncic está na NBA há cinco anos e tem sido uma maravilha. As estatísticas, os highlights e o seu talento são espantosos. Honras da Primeira Equipa da NBA, escolhas para o All-Star Game, uma simpatia e uma candura que fazem dele um dos rostos da grande liga, e com razão.
Mas o talento já não é suficiente na NBA, porque se o classificássemos apenas com base no talento,Luka Magic poderia estar a disputar o primeiro lugar com outro génio dos Balcãs. O Campeonato do Mundo deste verão fez sobressair o melhor e o pior do esloveno: um nível de jogo incrível e um comportamento questionável.
Vimo-lo em 2022, quando Lukas, quase sozinho, levou os Mavericks à final da Conferência Oeste. Tal como vimos em 2023, um Luka que não estava concentrado e estava mais preocupado em insinuar que os árbitros eram comprados não ia chegar aos play-offs, mesmo com as incríveis estatísticas e a adição de Kyrie Irving. Doutor Jekyll e Sr. Hyde. Então, que versão para 2024?
Aqui, apostamos no positivo, e numa época lendária. O lado bom de vir de uma época dececionante é que somos tudo menos esperados. Os Mavs têm tudo para ser a surpresa desta época, desde que o seu líder jogue como o queremos ver jogar e esteja na corrida por um troféu de três palavras. É o preço a pagar para o vermos mais uma vez como aquilo que ele já é: uma super-estrela.
Médias em 2022/2023: 32,4 pontos, 8,4 ressaltos, 8 assistências
Objetivos: MVP