A entidade responsável pelo biatlo norueguês informou que a morte do atleta foi confirmada pelas autoridades italianas. "Os nossos pensamentos estão, antes de mais, com a família de Sivert e com todos os seus entes queridos, tanto na Noruega como no estrangeiro. Estamos a colaborar com as autoridades italianas no local", afirmou a secretária-geral interina, Emilie Nordskar, em comunicado.
A federação adiantou ainda que equipas de apoio vão acompanhar os restantes atletas e os familiares do biatleta. Bakken conquistou a sua primeira vitória em provas da Taça do Mundo na partida em massa de 15 km em Oslo-Holmenkollen, em 2022. No entanto, após a bem-sucedida época 2021/22, a sua carreira foi interrompida devido a problemas cardíacos.
Depois de um longo processo de recuperação, voltou a representar a Noruega na Taça do Mundo de biatlo nas últimas semanas. Bakken participou na prova da Taça do Mundo no Grand-Bornand, em França, no último fim de semana, e ocupava a 13.ª posição da classificação geral esta temporada.
