Mais

Boavista volta a Viseu para quebrar jejum que dura desde 1968 e voltar às meias-finais

Boavista que garantir novo lugar nas meias-finais
Boavista que garantir novo lugar nas meias-finaisBoavista/Facebook
Axadrezados visitam Académico para decidir o segundo bilhete para a final four da Taça da Liga em Leiria. Será o primeiro encontro entre estas duas equipas desde 1989, com a equipa de Petit a procura disputar a segunda meia-final consecutiva da prova

Com um modelo de competição renovado, a Taça da Liga vai ter um duelo inédito esta terça-feira (20:15 horas). Académico de Viseu e Boavista vão decidir o segundo lugar nas meias-finais, num duelo que não acontecia desde 1989.

Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no site
Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no siteFlashscore

Há 33 anos que estas equipas não se defrontavam num jogo oficial, sendo que na altura (16 de abril de 1989), os axadrezados não conseguiram mais do que um nulo na visita ao Fontelo, casa de um Académico de Viseu que viria a terminar no último lugar dessa edição do campeonato.

Feitas as contas ao histórico global, o saldo é claramente favorável aos homens da Invicta que em 16 partidas venceram 11 (dois empates e três derrotas). Contudo, é preciso recuar até 1968 para encontrar o último triunfo do Boavista em Viseu (2-1, na quarta jornada da segunda divisão), sendo que nas três visitas seguintes, o Académico venceu duas e empatou outra.

Um tónico para os comandados de Jorge Costa que procuram ser a primeira equipa da Liga 2 a chegar às meias-finais desde a Oliveirense, em 2018. O conjunto de Oliveira de Azeméis viria a ser derrotado pelo Vitória de Setúbal (0-2), naquela que é, até ao momento, a melhor participação de uma equipa do segundo escalão na competição.

De resto, em nove participações, o Académico Viseu está pela primeira vez a discutir o acesso às meias-finais, depois de superar um grupo com Torreense, Famalicão, Estoril e Tondela.

Já o Boavista procura repetir o feito da época passada. Depois de deixar para trás Vitória de Guimarães, B SAD e Vilafranquense, os homens de Petit querem regressar à final four da competição, onde em 2021/22 foram derrotados pelo Benfica, naquela que é a melhor participação dos axadrezados na competição.