Mais

Boxe: Garcia está banido, mas quer lutar na véspera de Ano Novo no Japão

Ryan Garcia vai enfrentar o kickboxer Rukiya Anpo num combate de exibição de boxe no Japão na véspera de Ano Novo
Ryan Garcia vai enfrentar o kickboxer Rukiya Anpo num combate de exibição de boxe no Japão na véspera de Ano NovoCarmen Mandato / Getty Images via AFP

O pugilista banido Ryan Garcia vai lutar no Japão na véspera de Ano Novo, disseram os organizadores na quarta-feira, mas a direção do americano lançou imediatamente dúvidas sobre a realização do combate de exibição.

Garcia está a cumprir uma proibição de um ano imposta pela Comissão Atlética do Estado de Nova Iorque, depois de ter falhado um teste de drogas antes da sua vitória sobre Devin Haney, em abril, que foi posteriormente declarada como não-contestada.

A promoção japonesa de MMA, Rizin, disse que Garcia vai enfrentar o ex-campeão de kickboxing Rukiya Anpo em oito assaltos de boxe de dois minutos, com um peso de captura de 70 kg, em Saitama, a norte de Tóquio.

Numa conferência de imprensa em Los Angeles, o ex-campeão interino de pesos leves do WBC, Garcia, disse que iria dar "uma lição" a Anpo, que lutou contra o grande filipino Manny Pacquiao e empatou numa exibição no Japão em julho.

"Ele está entusiasmado, é o seu primeiro grande evento. Este tipo está entusiasmado. Vou ter que o sentar, nocauteá-lo e apenas desfrutar do meu voo de volta para casa", disse Garcia, de 26 anos.

Mas a Golden Boy Promotions de Oscar De La Hoya, que gere os combates de Garcia, disse que ainda não tinha dado autorização para o combate.

"A Golden Boy Promotions tem direitos exclusivos sobre os combates de Ryan Garcia. Os organizadores deste evento reconheceram-no e concordaram por escrito que a nossa autorização é necessária para que este evento se realize. Como não foi dada essa autorização, a partir de hoje não há evento com Ryan Garcia", diz um comunicado.

Garcia foi banido de todos os eventos do Conselho Mundial de Boxe em julho, depois de ter publicado um discurso racista nas redes sociais.

Foi detido em junho por alegadamente ter causado danos no valor de cerca de 15.000 dólares num hotel em Beverly Hills.