Mais

Boxe: Rupprecht vence combate de unificação contra Yamanaka

Rupprecht ganhou por pontos contra Yamanaka
Rupprecht ganhou por pontos contra YamanakaAndreas Gora / DPA / dpa Picture-Alliance via AFP / Profimedia
Tina Rupprecht entrou para a história do boxe alemão e sagrou-se campeã mundial indiscutível de pesos átomos. A lutadora de 32 anos derrotou a japonesa Sumire Yamanaka por pontos num combate de unificação em Potsdam, no sábado. A atleta natural de Augsburgo detém agora os quatro cintos de campeã mundial de todas as grandes federações. Antes dela, nenhum pugilista alemão ou mulher tinha conseguido este feito.

Rupprecht detinha anteriormente os títulos da WBA, WBO e WBC e arrebatou o cinturão da IBF à sua adversária com a sua 15.ª vitória no seu 17.º combate profissional. A lutadora alemã defendeu também o prestigiado título da bíblia do boxe "The Ring". Este título é atribuído por jornalistas especializados quando, na sua opinião, os dois melhores pugilistas do mundo competem entre si. Apenas Max Schmeling o tinha conseguido enquanto pugilista alemão em 1930.

Recorde o combate

As duas pugilistas travaram um combate renhido. A meio do combate, era difícil ver qualquer vantagem para qualquer um dos lados.

"É um combate renhido, devo dizer. Mas tenho a Tina à frente na minha lista", disse Regina Halmich, ícone do boxe alemão, após cinco dos dez assaltos.

Rupprecht, que parecia ter uma ligeira vantagem física, continuou a desferir golpes. Mas Yamanaka continuou a ser perigosa.

O triunfo em Potsdam é o melhor momento da carreira de sucesso de Rupprecht. Campeã mundial no peso mínimo em 2018, Rupprecht perdeu o título em 2023, desceu uma classe de peso para o peso átomo (até 46,2 kg) e já tinha conquistado três títulos e a oportunidade histórica contra Yamanaka no ano passado, com sucessos contra a checa Fabiana Bytyqi e a japonesa Eri Matsuda.