Mais

Boxe: Randy León Loiza, uma das mais promissoras estrelas mexicanos, foi assassinado

Randy León Loaiza foi morto a tiro em Ecatepec
Randy León Loaiza foi morto a tiro em EcatepecMiguel Medina /AFP
O pugilista mexicano foi morto a tiro a 2 de maio, em Ecatepec, no Estado do México, uma das zonas mais perigosas do país. León Loiza tinha 22 anos e uma carreira promissora no boxe.

O boxe mexicano está de luto após o brutal assassinato do boxeador Randy León Loaiza, que era considerado um dos jovens lutadores mais promissores do país.

León Loaiza, um jovem de 22 anos da Cidade do México, foi morto a tiros no dia 2 de maio, no bairro Emiliano Zapata, no município de Ecatepec, no Estado do México, um dos mais perigosos do país.

Segundo a imprensa local, o jovem e uma pessoa que o acompanhava foram mortos a tiro por um grupo de homens que dispararam contra eles antes de fugirem do local. Até agora, enquanto o desporto mexicano está de luto pela morte de um jovem talento, as autoridades não prenderam nenhum suspeito.

O último combate e uma despedida dolorosa do desporto

A última luta do mexicano pelo título dos pesos leves da Fedelatin da Associação Mundial de Boxe (WBA) em Buenos Aires, Argentina, contra o local Ignacio Iribarren, em 26 de abril, ficará para sempre na memória. Um combate que constituiu a sua primeira derrota, mas que, do ponto de vista técnico, representou mais um passo em frente numa carreira que estava a ser construída.

"Lamentamos informar o falecimento de Randy Leon Loaiza, que no passado sábado (26 de abril) protagonizou um dos eventos mais importantes do continente, ao lado de Ignacio Iribarren, num combate pelo cinturão Fedelatin super ligeiro. O mexicano sofreu um tiro nas últimas horas, que acabou com a sua vida. Enviamos as nossas condolências a toda a sua família e entes queridos", publicou a WBAFedelatin nas suas redes sociais.

O assassinato provocou mais reações no mundo do boxe. Desde a Comissão de Boxe Profissional da Cidade do México até as principais estrelas do boxe do país expressaram sua tristeza com a notícia.

O ex-pugilista e campeão mundial Humberto 'Chiquita' González, através de seu promotor, ao qual León Loaiza pertencia, lamentou o assassinato: "Lamentamos a morte de Randy León Loaiza. Lembrar-nos-emos sempre de si pelo grande campeão que foi dentro e fora do ringue".

O luto maciço da comunidade mexicana do boxe e do desporto foi acompanhado pelo antigo promotor de León Laila, a Silva Boxing Promotions: "Com profundo pesar, a família lamenta o triste falecimento de Randy León Loaiza. Promissor pugilista mexicano, que se estreou com grande dedicação e paixão sob a direção do nosso promotor. Agradecemos a honra de ter feito parte da sua carreira e de ter acompanhado os seus primeiros passos no ringue. Associamo-nos à dor dos seus entes queridos, desejando-lhes uma rápida resignação perante uma perda tão irreparável. Que ele descanse em paz."

León Loaiza tinha um registo profissional de 15 vitórias (7 por KO), 1 derrota e 2 empates.


Menções