O canhoto ucraniano tornou-se o primeiro campeão indiscutível de pesos pesados desde que Lennox Lewis conseguiu o feito em 1999, bem como o primeiro na "era dos quatro cintos", quando juntou o título WBC de Fury aos seus títulos WBA, WBO e IBF em maio de 2024.
O lutador de 37 anos venceu o combate por decisão dividida na Arábia Saudita, com os resultados de 115-112, 113-114 e 114-113, depois de um knockdown decisivo para o Gato na nona ronda.
A derrota foi a primeira na longa e histórica carreira do Rei Cigano.
Segundo a CompuBox, Usyk acertou 170 dos 407 golpes que tentou (41,8%), enquanto Fury acertou 157 dos 496 golpes que tentou (31,7%).
No entanto, Usyk foi rapidamente forçado a desocupar o cinturão da IBF pouco tempo depois, sendo que o britânico Daniel Dubois detém agora esse cinturão.
Quando é o combate?
Depois de alguma deliberação do campo de Fury - com muitos fãs a suspeitarem que ele se poderia reformar ou optar por um confronto da "Batalha da Grã-Bretanha" com o cada vez mais fraco Anthony Joshua - a desforra acabou por ser marcada para 21 de dezembro de 2024.
O evento está agendado para começar às 19:00, com as subidas ao ringue do evento principal previstas para as 23:00.
O atual campeão Usyk continua a ser o favorito das casas de apostas para manter o seu cinturão de pesos pesados à custa do nativo de Manchester.
Quem está no alinhamento?
Oleksandr Usyk x Tyson Fury: Pelos títulos de pesos pesados da WBA, WBC e WBO
Serhii Bohachuk contra Israil Madrimov: Peso médio ligeiro
Moisés Itauma contra Demsey McKean: Peso pesado
Johnny Fisher contra Dave Allen: Peso pesado
Dennis McCann contra Peter McGrail: Título europeu de super-peso galo
Isaac Lowe contra Lee McGregor: Peso pluma
O que é que os lutadores disseram?
"Tenho de estar um pouco mais concentrado e ser mais inteligente para conseguir a vitória", disse Fury numa conferência de imprensa em Londres, em outubro: "Nas minhas desforras com as pessoas, acabo sempre por nocauteá-las, por isso estou a pensar em algo semelhante contra Usyk".
Mais recentemente, sugeriu também que poderia haver um terceiro combate após a conclusão da sequela.
"Haverá uma desforra - uma trilogia - tem de haver", disse Fury numa entrevista recente à DAZN: "Se ele ganhar uma e eu ganhar outra, não posso dizer que sou melhor, e ele não pode dizer que é melhor. Tem de haver um terceiro".
Entretanto, Usyk manteve-se estoico como sempre, dando pouco mais do que respostas de uma só palavra, a par de um comportamento errático durante o evento de lançamento para os media.
"Estou feliz por estar aqui", comentou o campeão num raro momento de ar que não foi consumido pelo seu oponente maior do que a vida: "Qual é a minha motivação? Eu não tenho motivação, apenas o meu regime e a minha concentração. Esta é a minha motivação".