Mais

Tyson Fury vs Oleksandr Usyk 2: Conseguirá o Rei Cigano vingar a sua única derrota?

Tyson Fury enfrenta Oleksandr Usyk durante uma conferência de imprensa no Guildhall, em Londres
Tyson Fury enfrenta Oleksandr Usyk durante uma conferência de imprensa no Guildhall, em LondresPA Images / Alamy / Alamy / Profimedia
O mundo do boxe está à beira de uma desforra histórica entre os pesos pesados, com o atual campeão Oleksandr Usyk (21-0, 14 KO) e Tyson Fury (34-1-1, 24 KO) a prepararem-se para se defrontarem de novo a 21 de dezembro, na Kingdom Arena, em Riade, na Arábia Saudita.

O canhoto ucraniano tornou-se o primeiro campeão indiscutível de pesos pesados desde que Lennox Lewis conseguiu o feito em 1999, bem como o primeiro na "era dos quatro cintos", quando juntou o título WBC de Fury aos seus títulos WBA, WBO e IBF em maio de 2024.

O lutador de 37 anos venceu o combate por decisão dividida na Arábia Saudita, com os resultados de 115-112, 113-114 e 114-113, depois de um knockdown decisivo para o Gato na nona ronda.

A derrota foi a primeira na longa e histórica carreira do Rei Cigano.

Segundo a CompuBox, Usyk acertou 170 dos 407 golpes que tentou (41,8%), enquanto Fury acertou 157 dos 496 golpes que tentou (31,7%).

No entanto, Usyk foi rapidamente forçado a desocupar o cinturão da IBF pouco tempo depois, sendo que o britânico Daniel Dubois detém agora esse cinturão.

Quando é o combate?

Depois de alguma deliberação do campo de Fury - com muitos fãs a suspeitarem que ele se poderia reformar ou optar por um confronto da "Batalha da Grã-Bretanha" com o cada vez mais fraco Anthony Joshua - a desforra acabou por ser marcada para 21 de dezembro de 2024.

O evento está agendado para começar às 19:00, com as subidas ao ringue do evento principal previstas para as 23:00.

O atual campeão Usyk continua a ser o favorito das casas de apostas para manter o seu cinturão de pesos pesados à custa do nativo de Manchester.

Quem está no alinhamento?

Oleksandr Usyk x Tyson Fury: Pelos títulos de pesos pesados da WBA, WBC e WBO

Serhii Bohachuk contra Israil Madrimov: Peso médio ligeiro

Moisés Itauma contra Demsey McKean: Peso pesado

Johnny Fisher contra Dave Allen: Peso pesado

Dennis McCann contra Peter McGrail: Título europeu de super-peso galo

Isaac Lowe contra Lee McGregor: Peso pluma

O que é que os lutadores disseram?

"Tenho de estar um pouco mais concentrado e ser mais inteligente para conseguir a vitória", disse Fury numa conferência de imprensa em Londres, em outubro: "Nas minhas desforras com as pessoas, acabo sempre por nocauteá-las, por isso estou a pensar em algo semelhante contra Usyk".

Mais recentemente, sugeriu também que poderia haver um terceiro combate após a conclusão da sequela.

"Haverá uma desforra - uma trilogia - tem de haver", disse Fury numa entrevista recente à DAZN: "Se ele ganhar uma e eu ganhar outra, não posso dizer que sou melhor, e ele não pode dizer que é melhor. Tem de haver um terceiro".

Entretanto, Usyk manteve-se estoico como sempre, dando pouco mais do que respostas de uma só palavra, a par de um comportamento errático durante o evento de lançamento para os media.

"Estou feliz por estar aqui", comentou o campeão num raro momento de ar que não foi consumido pelo seu oponente maior do que a vida: "Qual é a minha motivação? Eu não tenho motivação, apenas o meu regime e a minha concentração. Esta é a minha motivação".