A Matchday Football Auctions vai leiloar uma série de objetos relacionados com a carreira futebolística de Diego Armando Maradona. Várias camisolas oficiais, os brincos que usou no seu último jogo com o Boca Juniors e outros artigos relacionados com o lendário futebolista argentino serão leiloados a 28 de outubro.
O ponto alto do leilão será, sem dúvida, a camisola utilizada por El Pibe na final da Taça do Rei de 1984, entre o Barcelona e o Athletic Club, que terminou com uma célebre rixa diante da família real espanhola, no Santiago Bernabéu. Tudo aconteceu após a infeliz lesão sofrida pelo camisola 10 argentino na partida anterior contra os bascos, quando Andoni Goikotetxea torceu o tornozelo.

Yael Rodríguez, que faz parte do Matchday, contou em exclusivo ao Flashscore como ficaram de posse da relíquia histórica.
"Depois do jogo, a pessoa encarregada de lavar as camisolas do Barcelona pôs a camisola de lado, porque estava rasgada, e guardou-a em casa depois de a ter lavado. No entanto, o filho da lavadeira, adepto do Real Madrid, tinha um amigo que era adepto dos Blaugrana, a quem decidiu oferecê-la como presente. Quarenta anos depois desse acontecimento, fomos contactados por esse adepto e, após uma análise cuidada da cor e dos rasgões da camisola, verificámos a sua identidade", explicou.
A rusga de Laporta
Yael Rodríguez conta ainda outra história peculiar sobre a forma como a camisola foi obtida.
"Viajámos de Buenos Aires para Barcelona para ir buscar diretamente a relíquia de família e, por coincidência, tudo aconteceu no momento em que o Barcelona apresentava o seu novo reforço, Marcus Rashford. Estávamos em Camp Nou para tirar uma fotografia e, nesse preciso momento, o presidente dos Culé, Joan Laporta, passou por nós, reconheceu a camisola e posou com ela para uma fotografia", contou.

A camisola número 10, com o rasgão evidente por baixo do pescoço, será assim a mais importante das recordações a leiloar a partir de 28 de outubro. Para além desta, cujo preço base de leilão é de 30.000 dólares, haverá também outros equipamentos usados por Maradona, incluindo dois da época 1989-90 com o Nápoles e dois dos seus inícios no Argentinos Juniors, bem como outros da sua última época no Boca Juniors. Uma oportunidade a não perder para os colecionadores apaixonados por Maradona.