Ceballos, após três anos fora da seleção: "Gostaria de ser uma referência nesta equipa"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ceballos, após três anos fora da seleção: "Gostaria de ser uma referência nesta equipa"
Ceballos, na sua chegada a Las Rozas, no início do estágio
Ceballos, na sua chegada a Las Rozas, no início do estágio
RFEF
Dani Ceballos regressou à seleção espanhola depois de Luis Enrique ter deixado de contar com ele. Foram quase três anos de ausência, mas o seu grande desempenho com o Real Madrid e a confiança que Luis de la Fuente sempre depositou nele levaram-no a regressar e a fazer dele uma das referências da equipa. Ou pelo menos é isso que ele pretende.

O jogador sevilhano, ainda sem ser titular da sua equipa, aproveitou os minutos que Carlo Ancelotti lhe tem dado, ganhando finalmente o respeito dos adeptos do Real Madrid, que não costumam dar elogios gratuitos. Foi este nível que permitiu a Ceballos desfrutar mais uma vez de uma convocatória para a La Roja, na qual foi sempre uma das estrelas nas camadas jovens.

"passaram praticamente três anos desde que tive a oportunidade de jogar pela seleção espanhola. Estou muito entusiasmado e ansioso. Sabia que, com o meu trabalho árduo e sacrifício, esta oportunidade viria no caminho e agora é altura de viver ao máximo a experiência e desfrutá-la em campo", comentou numa entrevista aos meios de comunicação da seleção.

Essa longa ausência significa que agora pode saborear ainda mais.

"Quando se é criança, o nosso sonho é sermos profissionais e quando o alcançamos, então queremos chegar à elite, que é a seleção. É muito emotivo ouvir o hino antes de um jogo, passar tempo com companheiros de outros clubes, o ambiente na seleção é diferente. Não há nada maior para mim do que uma convocatória para a equipa nacional".

E ela veio enquanto ele estava a treinar."Eu sabia que estava a ir muito bem no meu clube, que estava a ganhar minutos, que tinha a confiança do treinador. Eu estava a treinar e quando houve uma pausa para beber água, foi quando me disseram e estou realmente feliz por estar de volta".

Melhores momentos da sua carreira com De la Fuente

Ceballos assinou pelo Real Madrid quando era o líder dos sub-21 e tinha acabado de ganhar o Campeonato Europeu. Luis de la Fuente foi o seu treinador, que conseguiu retirar o melhor dele.

"Com o Luis tive os momentos mais felizes da minha carreira desportiva, conseguimos grandes feitos para a federação, tais como os Campeonatos Europeus de sub-19 e sub-21. É um treinador com muito carácter, muito emocional e, para este tipo de equipa nacional com jogadores muito jovens que conhece muito bem, penso que ele é o treinador ideal".

Com De La Fuente começa uma nova era na qual, para além da final-four da Liga das Nações, dá início também à qualificação para um novo Campeonato Europeu."Estamos ansiosos pelo Euro-2024, que começa em Málaga. Temos a sorte de ter o apoio dos nossos adeptos contra uma equipa muito difícil e competitiva que ficou de fora da última (edição), mas penso que temos uma equipa muito boa para fazer grandes coisas".

E não se importaria de alcançar os objetivos num papel de liderança. "Não me importo de ser um dos líderes, é uma das coisas mais agradáveis de uma equipa de futebol. Gostaria de ser uma referência nesta seleção nacional, isso é certo".