Ciclismo: Colombiana Martha Bayona suspensa por violar as normas antidoping

Martha Bayona treina antes de Paris-2024
Martha Bayona treina antes de Paris-2024JAIME SALDARRIAGA / AFP

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou esta quinta-feira a suspensão por 18 meses da ciclista olímpica colombiana Martha Bayona (30 anos), devido a incumprimentos no sistema de localização para controlos antidoping.

Segundo o tribunal antidoping da UCI, a ciclista de pista falhou em comunicar o seu paradeiro para os controlos surpresa em três ocasiões ao longo de um ano.

A sanção aplica-se desde abril de 2025 e prolonga-se até 22 de outubro deste ano. Bayona poderá recorrer da decisão junto do Tribunal de Arbitragem Desportiva (TAS) caso o faça no próximo mês.

"Nunca foi minha intenção evitar controlos, muito menos enganar", afirmou a ciclista esta quinta-feira num comunicado divulgado na sua conta de Instagram.

A atleta de 30 anos foi vice-campeã mundial de ciclismo de pista em 2017 e 2023 no Keirin, e conquistou um diploma olímpico na velocidade nos Jogos de Paris-2024.

"Erros humanos"

"Em circunstância alguma considera que tentei evitar provas", escreveu Bayona em relação à decisão do tribunal, que também não implica um resultado positivo por doping.

Acrescentou que as circunstâncias que levaram à sanção foram "erros humanos" cometidos num "período particularmente difícil".

"Vivi um dos anos mais complicados a nível pessoal", comentou Martha, lamentando que "a impossibilidade de competir, a solidão e a falta de apoio institucional" coincidiram ainda com o falecimento do seu pai.