Mais

Ciclismo: Milan vence segunda etapa ao sprint e assume liderança do Critério do Dauphiné

Jonathan Milan levanta os braços na linha de chegada da segunda etapa do Dauphiné
Jonathan Milan levanta os braços na linha de chegada da segunda etapa do DauphinéANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

O italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) conquistou esta segunda-feira ao sprint a segunda etapa do Critério do Dauphiné, destronando o ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) da liderança da geral.

O ciclista de 24 anos impôs-se no final dos 204,6 quilómetros entre Prémilhat e Issoire, cruzando a meta à frente do britânico Fred Wright (Bahrain Victorious) e do neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), respetivamente segundo e terceiro com as mesmas 04:54.49 horas do vencedor.

Graças às bonificações, Milan empatou em tempo com Tadej Pogacar na geral, mas acabou por superar o esloveno no desempate por posições ocupadas nas etapas já disputadas. Em terceiro está Van der Poel, a dois segundos.

Numa etapa sem história, o protagonismo momentâneo coube a Romain Bardet: na sua última corrida, o francês da Picnic PostNL atacou a cerca de 19 quilómetros da meta, tentando surpreender o pelotão nas estradas onde habitualmente treina.

No entanto, o vice-campeão da edição de 2016 da Volta a França, prova em que também foi o rei da montanha em 2019, haveria de ser apanhado já nos derradeiros 10.000 metros, por obra das equipas dos homens mais rápidos.

Estava prevista uma chegada ao sprint e aí Jonathan Milan não desiludiu: o italiano, que este ano se vai estrear na Volta a França, comprovou que, atualmente, é o melhor nas chegadas em pelotão, impondo-se sem dificuldade a Wright.

Ruben Guerreiro (Movistar), o único português em prova, ocupou o 76.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, subindo a 95.º da geral, a 01.08 minutos de Milan.

Na terça-feira, a terceira etapa do Critério do Dauphiné vai ligar Brioude a Charantonnay, ao longo de 207,2 quilómetros.

Classificação da etapa:

1. Jonathan Milan (ITA/LTK) os 204,6 km em 4 h 54:49. (média: 41,8 km/h).

2. Fred Wright (GBR/TBV) a 0.

3. Mathieu van der Poel (NED/ADC) a 0.

4. Stian Edvardsen-Fredheim (NOR/UXT) 0.

5. Paul Penhoët (FRA/GFC) 0.

6. Emilien Jeannière (FRA/TEN) 0.

7. Bastien Tronchon (FRA/DAT) 0.

Yevgeniy Fedorov (KAZ/AST) 0.

9. Matis Louvel (FRA/IPT) 0.

10. Clément Venturini (FRA/ARK) 0.

Classificação geral:

1. Jonathan Milan (ITA/LTK) 9 h 34:51.

2. Tadej Pogacar (SLO/UAD) 0.

3. Mathieu van der Poel (NED/ADC) a 2.

4. Fred Wright (GBR/TBV) em 4.

5. Jonas Vingegaard (DEN/TVL) 4.

6. Hugo Page (FRA/IWA) 8.

7. Anders Foldager (DEN/JAY) 9.

8. Nils Politt (GER/UAD) 9.

9. Bastien Tronchon (FRA/DAT) 10.

10. Paul Penhoët (FRA/GFC) 10.