Assim que vestiu a Maglia Rosa após a vitória ao sprint na primeira etapa, Mads Pedersen soube que a sua preciosa túnica seria seriamente atacada a cada volta dos pedais neste contrarrelógio pelas ruas de Tirana.
Jay Vine foi o primeiro a estabelecer um tempo de referência, antes de ser ultrapassado por Josh Tarling por 3 segundos. O inglês pedalou a uma velocidade de 51,003km/h para assumir a liderança.
Primoz Roglic passou pela última curva como uma bala. Será que o campeão olímpico esloveno ia ganhar? Bem, não, por apenas um infeliz segundo!
Para Tarling, a vitória estava nas mãos de Wout van Aert e Pedersen. O belga não estava na corrida, terminando com 39 segundos de desvantagem. O dinamarquês arrancou de novo, terminou ao sprint, a sua liderança estava por um fio e por... um segundo, Roglic tornou-se o novo líder do Giro.
Segundo ciclista mais jovem da corrida, Tarling venceu a sua primeira Grande Volta com 21 anos e 84 dias.
Entre os favoritos, Brandon McNulty perdeu 13 segundos na linha de chegada, o seu companheiro de equipa Juan Ayuso 17, Antonio Tiberi 26, Richard Carapaz 38 e Giulio Ciccone 43.
Afonso Eulálio foi 92.º, a 1,23 minutos do líder. O português da Bahrain-Victorious, único luso do pelotão, ocupa o 109.º da geral, já 9:40 da Maglia Rosa.
No domingo, o pelotão vai disputar a última etapa na Albânia antes de regressar a Botte na terça-feira.