Ciclismo: Yates anuncia a reforma sete meses após vencer o Giro

Simon Yates venceu o Giro d'Italia em 2025
Simon Yates venceu o Giro d'Italia em 2025LUCA BETTINI / AFP

O vencedor de duas Grandes Voltas, Simon Yates, anunciou esta quarta-feira que vai retirar-se do ciclismo profissional, apenas sete meses depois de conquistar o Giro d'Italia.

A notícia surge depois de Yates ter vivido provavelmente a melhor época da sua carreira, ao juntar ao triunfo impressionante no Giro uma vitória em etapa no Tour de France, em julho.

"Isto pode surpreender muitos, mas não é uma decisão que tenha tomado de ânimo leve" afirmou Yates num comunicado divulgado pela sua equipa, Visma-Lease a Bike: "Já pensava nisto há muito tempo e agora sinto que é o momento certo para me afastar do desporto."

Yates, de 33 anos, partilhou mais de uma década no pelotão com o seu irmão gémeo Adam, inicialmente juntos na equipa Jayco-AlUla.

Destacou-se ao alcançar o sétimo lugar na Paris-Nice de 2016, com apenas 23 anos, mas acabou por testar positivo a uma substância proibida e foi suspenso por quatro meses, depois de o médico da equipa assumir a responsabilidade por não ter solicitado a autorização de uso terapêutico.

Meses depois, conquistou a sua primeira vitória em etapas numa Grande Volta na Vuelta, onde terminou num impressionante sexto lugar.

A época mais dramática e atribulada da sua carreira foi em 2018, quando Yates dominava o Giro – venceu três etapas e vestiu a camisola rosa de líder – antes de quebrar de forma espetacular na exigente subida ao Colle delle Finestre, na antepenúltima etapa.

O compatriota Chris Froome triunfou, enquanto as esperanças de Yates se desvaneceram. Ironia do destino, foi precisamente nessa subida, em 2025, que Yates alcançou a redenção com o ataque decisivo que lhe valeu o título do Giro. Recuperou rapidamente desse duro revés, conquistando a sua primeira vitória numa Grande Volta na Vuelta, ainda em 2018. O seu melhor resultado no Tour de France foi o quarto lugar em 2023, logo atrás do irmão.

Termina a carreira com três vitórias em etapas no Tour, seis no Giro e duas na Vuelta, além de ter vencido a prestigiada Tirreno-Adriatico em 2020.

"À minha equipa, Team Visma–Lease a Bike, obrigado pela compreensão e apoio à minha decisão de parar agora" disse Yates, que ainda tinha mais um ano de contrato: "Afasto-me do ciclismo profissional com um enorme orgulho e uma sensação de paz. Embora as vitórias fiquem sempre na memória, os dias difíceis e os contratempos foram igualmente importantes. Ensinou-me resiliência e paciência, e fez com que os sucessos tivessem ainda mais significado. Este capítulo deu-me mais do que alguma vez imaginei."