Mais

Giro: Nico Denz vence 18.ª etapa marcada pelo abandono de Ayuso

Nico Denz celebra a primeira vitória alemã numa etapa do Giro 2025
Nico Denz celebra a primeira vitória alemã numa etapa do Giro 2025Luca Bettini / AFP
O ciclista profissional alemão Nico Denz salvou a equipa de topo alemã Red Bull-Bora-hansgrohe de um Giro dececionante até agora. O ciclista de 31 anos venceu os 144 km da 18.ª etapa até Cesano Maderno, na quinta-feira, após um ataque tardio, e garantiu à sua equipa a primeira vitória na 108.ª Volta a Itália. Foi a terceira vitória de Denz numa etapa do Giro, depois da sua dupla conquista há dois anos.

Denz, que estava inicialmente previsto como gregário da Red Bull-Bora-hansgrohe, utilizou a sua nova liberdade no dia da fuga, depois de o capitão Primoz Roglic ter desistido. Fez parte do grupo da fuga durante muito tempo, antes de Denz acelerar o ritmo com fortes pontapés a 18 quilómetros da meta e correr para a vitória em modo contrarrelógio.

Entretanto, Juan Ayuso já não está no pelotão. O espanhol, que começou como capitão e co-favorito dos Emirados Árabes Unidos, abandonou a corrida mais cedo devido a problemas persistentes no joelho e a uma picada de abelha.

A luta pela vitória na geral vai continuar na sexta-feira. A 19.ª etapa, com 166 quilómetros de Biella a Champoluc, tem cinco subidas classificadas, incluindo três de 1.ª categoria. No total, há pouco mais de 4900 metros de subida para ultrapassar.