Tim Merlier (Soudal-Quick Step) terminou à frente do seu compatriota Arnaud De Lie (Lotto) e do colombiano Sebastián Molano (UAE Team Emirates) no final dos 182 quilómetros da primeira de cinco etapas, completamente plana.
Uma fuga de dezasseis ciclistas, incluindo o jovem francês Paul Magnier, manteve uma diferença de cerca de vinte segundos durante quase 70 km, antes de ser apanhada a cinco quilómetros do fim.
O neerlandês Mathieu van der Poel, que foi forçado a abandonar a 16.ª etapa da Volta à França há um mês, devido a uma pneumonia, e que estava a regressar à competição, estava na frente do grupo final.
A 63.ª vitória da carreira de Merlier e a 13.ª este ano coloca-o a par do dinamarquês Mads Pedersen, atrás do intocável Tadej Pogacar. O campeão europeu venceu duas etapas na última Volta a França.
Na classificação geral, Merlier está à frente do português Rui Oliveira e do belga Dries De Bondt, que partilharam os segundos de bónus nos três sprints intermédios.
Na segunda etapa de quinta-feira, o pelotão atravessa a fronteira belga entre Blankenberge e Ardooie.
A 20.ª edição do Renewi Tour termina em Lovaina (Bélgica) no domingo.
Rui Oliveira é segundo
O ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) ocupa a segunda posição do Renewi Tour, depois da primeira etapa.
Graças às bonificações conseguidas nos sprints intermédios, o campeão olímpico de madison, que esteve na fuga, formada após um corte no pelotão, terminou a primeira etapa na segunda posição da geral, a dois segundos de Merlier, e com menos um do que o belga Dries de Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale).