Ciclismo: Escocês Oscar Onley, 4.º no Tour de France, reforça a Ineos

Oscar Onley reforça a Ineos
Oscar Onley reforça a IneosMARCO BERTORELLO / AFP

O escocês Oscar Onley, 4.º no último Tour de France ao serviço da Picnic PostNL, assinou pela equipa Ineos Grenadiers a partir da temporada de 2026, anunciaram esta terça-feira as duas formações.

Com 23 anos, profissional desde 2019, Onley soma duas vitórias no seu palmarés (uma etapa no Tour Down Under em 2024 e uma etapa no Tour da Suíça este ano), mas destacou-se sobretudo como corredor de classificação geral. Para além do 4.º lugar alcançado este verão em Paris, terminou ainda esta época na 3.ª posição do Tour da Suíça e em 4.º no Tour da Grã-Bretanha.

"As prestações do Oscar em 2025 foram verdadeiramente incríveis. Disputei o meu primeiro Tour de France quando tinha 21 anos, por isso ver o que ele conseguiu este ano no Tour, com apenas 22 anos, foi realmente impressionante", afirmou em comunicado Geraint Thomas, recém-retirado do pelotão e agora diretor desportivo da equipa Ineos Grenadiers.

O vencedor do Tour de 2018 acrescenta que Onley encaixa perfeitamente nas ambições renovadas da Ineos. Durante muito tempo dominadora, a antiga formação Sky perdeu terreno face às armadas montadas pela UAE em torno de Tadej Pogacar e pela Visma-Lease a bike em torno de Jonas Vingegaard.

"Cresci a ver o Geraint, o Dave (Brailsford, o chefe da Ineos) e a equipa a dominar o nosso desporto e a colocar o ciclismo no mapa do Reino Unido, por isso sinto-me especialmente orgulhoso por juntar-me aos Grenadiers com um contrato de longa duração, o que também significa correr por uma equipa britânica quando o Tour de France arrancar da Escócia em 2027", afirmou o jovem ciclista.

A chegada de Onley, depois da contratação do francês Kévin Vauquelin, 7.º no último Tour de France, insere-se na vontade de relançar a equipa.

"As equipas mais fortes com que corri tinham vários corredores de classificação geral com muito talento, e penso que voltamos a ter isso: opções muito fortes em todas as fases da corrida. O Oscar completa na perfeição o nosso plantel", disse Geraint Thomas.