Único francês a vencer uma etapa do último Giro de Itália, Nicolas Prodhomme (28 anos) fez valer as suas capacidades de trepador para vencer com quase dois minutos de vantagem sobre o italiano Davide Piganzoli (Polti Visitmalta) e o belga Steff Cras ( Total Energies).
Na classificação geral, o francês da Decathlon-AG2R tem agora uma vantagem de 2 minutos e 7 segundos sobre Piganzoli, uma margem considerável em vésperas da chegada.
Sob um calor intenso, um grupo de onze ciclistas separou-se no Tourmalet (17,7 km com uma inclinação média de 7,4%), que Davide Piganzoli cruzou na liderança a 35 quilómetros do fim.
O italiano resistiu durante muito tempo até que Nicolas Prodhomme o atacou a seis quilómetros do cume da última subida para Luz-Ardiden (13,3 km com uma inclinação média de 7,4%). O ataque foi tão repentino quanto decisivo.
No sábado, a última etapa desta 48.ª edição da Route d'Occitanie levará os ciclistas de Saint-Gaudens (Haute-Garonne) a Saint Girons (Ariège). Uma etapa montanhosa de 128,5 quilómetros que não deverá impedir o novo líder da prova de vencer a primeira prova por etapas da sua carreira.