Ciclista Rui Oliveira junta título nacional de eliminação ao de omnium

Ciclista Rui Oliveira junta título nacional de eliminação ao de omnium
Ciclista Rui Oliveira junta título nacional de eliminação ao de omniumUVP - Federação Portuguesa de Ciclismo

O ciclista olímpico Rui Oliveira sagrou-se campeão português de eliminação em elites, um dia depois de ter vencido o concurso de omnium, nos campeonatos nacionais de pista, em Anadia.

No Velódromo Nacional, em Sangalhos, o ciclista da UAE Emirates voltou a ficar à frente de Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), que já tinha sido segundo classificado no omnium, num pódio fechado por Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar).

Rui Oliveira venceu ainda a medalha de prata em scratch, ao acabar entre Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre) e Miguel Salgueiro.

Diogo Narciso e Miguel Salgueiro impuseram-se no madison, seguidos das duplas formadas por João Martins (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) e Gabriel Baptista e por Daniel Dias e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

A exemplo de Rui Oliveira, campeão olímpico de madison nos Jogos Paris-2024, ao lado de Iúri Leitão, Daniela Campos triunfou pelo segundo dia seguido, uma vez que conquistou os títulos de eliminação e scratch.

A olímpica bateu Beatriz Roxo (ODL Team-Kiwi Atlantico-Craega) e Marta Carvalho (Cantabria Deporte-Rio Miera) nas duas disciplinas, sendo que essa dupla já a tinha perseguido no omnium, mas por ordem inversa.

Os campeonatos nacionais de ciclismo de pista começaram na sexta-feira e terminam no domingo, em Anadia, atribuindo 36 títulos em sete disciplinas e cinco escalões, na presença de 178 atletas inscritos, de 46 equipas.