Ciclocrosse: Van der Poel imperial na neve de Zonhoven

Ciclocrosse: Van der Poel imperial na neve de Zonhoven
Ciclocrosse: Van der Poel imperial na neve de ZonhovenPhoto par DAVID PINTENS / BELGA MAG / BELGA VIA AFP

Mathieu van der Poel venceu de forma categórica a etapa da Taça do Mundo de Zonhoven, na Bélgica, num percurso coberto de neve que foi palco de um autêntico festival de quedas, este domingo.

O neerlandês, invicto nos circuitos de ciclocrosse desde janeiro de 2024, terminou com 45 segundos de vantagem sobre o seu compatriota e colega de equipa na Alpecin, Tibor Del Grosso, enquanto o belga Emil Verstringe fechou o pódio a mais de um minuto.

O campeão do mundo, determinado em garantir rapidamente uma margem confortável num traçado lamacento, escorregadio e por vezes gelado, assumiu de imediato a liderança e completou a primeira volta já com 15 segundos de avanço sobre os adversários mais diretos.

Enquanto atrás se sucediam quedas mais ou menos espetaculares, nomeadamente para Thibau Nys, que partiu o guiador na terceira volta, "MVDP" manteve-se sempre em cima da bicicleta, demonstrando um equilíbrio perfeito. O neto de Raymond Poulidor conquistou, no Limburgo flamengo, o seu oitavo triunfo da temporada.

Na prova feminina, a neerlandesa Ceylin del Carmen Alvarado superou a compatriota Lucinda Brand. A líder da Taça do Mundo caiu por três vezes e não conseguiu evitar o segundo triunfo consecutivo de Alvarado em apenas uma semana.

Puck Pieterse completou o domínio "Oranje" ao garantir o terceiro lugar, à frente da francesa Amandine Fouquenet, a melhor entre as não-neerlandesas, como tem sido habitual esta época.