“Ambos concordaram mutuamente terminar a sua cooperação para os Jogos Olímpicos de esports. Ao mesmo tempo, as duas partes estão comprometidas em perseguir as suas ambições nos esports, mas em caminhos diferentes”, lê-se num comunicado do COI.
O organismo garante que “vai desenvolver uma nova abordagem para os Jogos Olímpicos de esports” e tentar “encontrar um novo modelo de parceria” para o evento.
“Esta abordagem será uma oportunidade para adequar melhor os Jogos Olímpicos de esports às ambições a longo prazo do Movimento Olímpico e alargar mais as oportunidades apresentadas pelos Jogos Olímpicos de esports, com o objetivo de ter os Jogos inaugurais o mais cedo possível”, refere o COI.
A parceria entre o COI e a Arábia Saudita foi assinada após os Jogos Olímpicos Paris-2024, ainda pelo anterior presidente, o alemão Thomas Bach, posteriormente substituído pela zimbabueana Kirsty Coventry.
Os primeiros Jogos Olímpicos de jogos eletrónicos deviam acontecer este ano em Riade, mas já tinham sido adiados para 2027.
