São 26 os portugueses que partem para a 48.ª edição do Rali Dakar, que se disputa entre 03 e 17 de janeiro na Arábia Saudita, com objetivos que vão desde a luta pela vitória ao sonho de cortar a meta.
Ainda nos automóveis, participa Maria Gameiro (Mini), navegada pela espanhola Rosa Romero, na segunda participação consecutiva da piloto portuguesa.
Nos SSV, destaque para Hélder Rodrigues, navegado por Gonçalo Reis (Polaris), que regressa este ano ao Dakar depois de um ano de ausência.
Hélder Rodrigues é um dos portugueses mais experientes no Dakar, contando com dois pódios (terceiro em 2011 e 2012) nas motas, categoria em que terminou por sete vezes entre os cinco primeiros classificados, num total de 12 presenças na prova, que já disputou em três continentes (África, América do Sul e Ásia).
Nesta categoria, reservada aos veículos ligeiros protótipos, destaque ainda para João Monteiro/Nuno Morais (Can Am), além de João Dias/Daniel Jordão (Polaris), Bruno Martins/Eurico Adão (Polaris) e Rui Silva/Francisco Albuquerque (Polaris).
Ainda nos veículos ligeiros mas na categoria Challenger, participam Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães (BBR Sport), e Rui Carneiro (GRally), acompanhado de Fausto Mota.
Nas motas, são quatro os concorrentes nacionais: Bruno Santos (Husqvarna), Nuno Silva (KTM), Martim Ventura (Honda), campeão nacional em 2024, e Pedro Pinheiro (KTM).
Martim Ventura foi recrutado pela Honda oficial, gerida pelo também português Ruben Faria, para disputar a categoria Rally 2, a segunda mais importante das duas rodas.
“O objetivo é terminar entre os cinco primeiros da sua categoria e nos 15 melhores da prova”, estabeleceu Ruben Faria.
Para Martim Ventura será a estreia na prova.
“Durante toda a minha vida treinei para esta prova e é fantástico ter a oportunidade e as ferramentas necessárias para andar depressa e em segurança na mais difícil corrida de todo-o-terreno do mundo”, disse o piloto de 25 anos.
Nos camiões está inscrito o navegador Paulo Oliveira, nascido em Portugal mas com licença de Moçambique, que faz equipa com Alberto Herrero e Mario Rodriguez (Scania), assim como o experiente navegador Paulo Fiúza, que acompanha o lituano Vaidotas Zala e Max van Grol num Iveco.
