Fórmula 1: Lando Norris deveria ter sido penalizado pela ultrapassagem a Yuki Tsunoda?

Atualizado
Lando Norris, coroado Campeão do Mundo.
Lando Norris, coroado Campeão do Mundo.ANDREJ ISAKOVIC / AFP

Este domingo, Lando Norris terminou em 3.º no último Grande Prémio do ano e conquistou o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em Abu Dhabi. Contudo, a sua ultrapassagem a Yuki Tsunoda poderia ter-lhe custado tudo isso.

Recorde as incidências da corrida

Há decisões que geram polémica e esta não foge à regra. Lando Norris foi coroado Campeão do Mundo este domingo em Abu Dhabi após uma corrida controlada e um 3.º lugar. No entanto, uma ultrapassagem fora dos limites da pista a Yuki Tsunoda poderia ter tido outras consequências.

De facto, atrás do colega de equipa de Max Verstappen na 23.ª volta, o britânico teve de se esforçar para conseguir ultrapassar. O japonês não facilitou, realizando vários ziguezagues para defender a sua posição, mas acabou por ser ultrapassado pelo piloto da McLaren.

No entanto, Norris estava claramente fora dos limites da pista quando isso aconteceu.

O incidente foi imediatamente colocado sob investigação. Os comissários decidiram penalizar Tsunoda por ter feito ziguezagues antes de uma zona de travagem, o que inadvertidamente forçou o seu adversário a sair da pista. Norris não recebeu qualquer penalização e conseguiu garantir o 3.º lugar.

Segundo o artigo 33.3, primeira secção do código de regulamentação da FIA, um piloto que sai da pista e obtém vantagem deve ser penalizado "com 10 segundos, podendo chegar a um drive through, ou 5 segundos em caso de circunstâncias atenuantes".

Se os ziguezagues de Tsunoda realmente prejudicaram Norris, isso pode ser considerado uma "circunstância atenuante". Contudo, deveria ter sido penalizado, tal como outros antes dele. A FIA decidiu de forma diferente.