Fórmula 1: Norris foi o mais rápido no Bahrain, Max impressiona e Aston Martin preocupa

Norris, o mais rápido no Bahrain
Norris, o mais rápido no Bahrain REUTERS/Jakub Porzycki

Terminou o primeiro dia completo de treinos no Bahrain, de onde já se podem retirar as primeiras conclusões. E não são nada animadoras para a Aston Martin, que mal conseguiu rodar devido a um problema com o motor Honda.

Primeiro, o essencial. O mais rápido desta quarta-feira foi o atual campeão do mundo, Lando Norris, que bateu Max Verstappen por 0,129 segundos. Apesar das alterações no regulamento e de a Red Bull surgir esta época com um motor desenvolvido internamente – com apoio da Ford –, os mesmos nomes continuam no topo da tabela de tempos.

No entanto, nestes testes, a fiabilidade é ainda mais importante do que a velocidade. E o neerlandês completou 135 voltas. Em comparação, a Aston Martin fez apenas 36, o que representa uma diferença enorme para recolher dados do carro e começar a evoluí-lo. O oposto, claro, do que aconteceu com o monolugar verde. Lance Stroll deu 33 voltas de manhã e só três à tarde. Um problema "na recolha de dados relativos à unidade motriz", segundo explicou a equipa britânica, foi o que impediu o piloto canadiano de fazer mais voltas.

Quanto ao resto da grelha, na Ferrari reina novamente o otimismo neste arranque de época. Leclerc terminou em terceiro e Hamilton em sétimo. Entre ambos ficaram Ocon (Haas), Piastri (McLaren) e Russell (Mercedes).

Nada de relevante na estreia do Cadillac, tal como dos RB e Audi.