Fórmula 1: A história chama por Verstappen em Abu Dhabi, descontraído e com "nada a perder"

Max Verstappen da Red Bull, Lando Norris da McLaren e Oscar Piastri da McLaren durante a conferência de imprensa antes do Grande Prémio de Abu Dhabi
Max Verstappen da Red Bull, Lando Norris da McLaren e Oscar Piastri da McLaren durante a conferência de imprensa antes do Grande Prémio de Abu DhabiReuters / Jakub Porzycki

Max Verstappen pode tornar-se apenas o segundo piloto, depois de Michael Schumacher, a conquistar cinco títulos consecutivos de Fórmula 1 este fim de semana, mas o piloto da Red Bull mostrou-se tranquilo esta quinta-feira.

Nenhum dos pais estará presente em Abu Dhabi – o pai Jos está a participar num rali em África e a mãe Sophie ficou em casa com os cães – sobretudo porque Verstappen já tinha descartado as suas hipóteses mais cedo na temporada e ambos fizeram outros planos.

Após o Grande Prémio dos Países Baixos em Zandvoort, no final de agosto, Verstappen estava 104 pontos atrás do então líder Oscar Piastri. Agora, está quatro pontos à frente do australiano da McLaren e 12 atrás de Lando Norris, naquela que pode ser a maior recuperação da história da Fórmula 1 prestes a concretizar-se.

"Acho que não foi planeado. Também não planeei estar na luta pelo título no final, e cá estamos. Depois de Zandvoort, diria que tudo ficou um pouco cancelado. De qualquer forma, dá para ver muita coisa na televisão", disse sobre a ausência dos pais

O troféu de campeão foi colocado ao lado dos três candidatos durante a conferência de imprensa, com todos sentados juntos num sofá.

Max Verstappen da Red Bull em ação durante a corrida no Catar
Max Verstappen da Red Bull em ação durante a corrida no CatarReuters / Jakub Porzycki

Verstappen comentou que já tinha quatro troféus semelhantes em casa e que a sua assinatura não tinha mudado. Questionado sobre como se preparou para o último esforço, Verstappen destacou-se dos rivais, que falaram sobre as rotinas habituais ou sobre jogar padel e compromissos de marketing.

"Passei algum tempo com a minha filha. Tratei de alguns assuntos para o GT3 do próximo ano, organizei algumas coisas para a minha equipa de esports, também a pensar no próximo ano. Portanto, nada de especial antes de chegar aqui", disse o piloto de 28 anos.

Verstappen, Piastri e Norris venceram sete corridas cada esta temporada, mas o neerlandês afirmou que continua a ser o outsider e que já alcançou tudo o que queria na F1.

"Estou muito descontraído. Não tenho nada a perder. Estou apenas a aproveitar o momento aqui. Voltar a vencer é fantástico. Por isso, encaro tudo isto como um bónus, estar aqui a lutar pelo título. É isso que torna tudo muito simples para mim. Vamos tentar fazer um bom fim de semana. Mas mesmo assim, não está realmente sob o meu controlo. Por isso, só queremos desfrutar", vincou.