Mais

Sébastien Ogier lidera o Rali do Chile à entrada para o último dia

Sébastien Ogier lidera o Rali do Chile a caminho do último dia
Sébastien Ogier lidera o Rali do Chile a caminho do último diaGUILLERMO SALGADO / AFP
O francês Sébastien Ogier (Toyota) lidera o Rali do Chile à entrada para o último dia, este domingo, lutando pela liderança do Campeonato do Mundo WRC com o britânico Elfyn Evans, que foi segundo no sábado à noite.

A chuva fez a sua aparição este sábado, tornando as pistas de terra muito escorregadias, condições que inicialmente beneficiaram o galês, também ao volante de um Toyota, que falou da sua semelhança com as que pode encontrar no seu país natal.

Como resultado,Evans assumiu a liderança da prova antes de Ogier voltar como uma bala de canhão e tomar a liderança na sua vez na SS11, a penúltima do dia, para aumentar a sua vantagem para 6,3 segundos.

"Vai ser intenso (amanhã) e, ao contrário dos dois primeiros dias, vou ter de atacar desde o início", sublinhou o octacampeão do mundo francês, que está na luta pelo nono título, garantindo que vai tomar uma dose "dupla" de café expresso no domingo de manhã.

Adrien Fourmaux (Hyundai), líder na sexta-feira à noite, teve de ceder o lugar a Evans e Ogier, mas mantém-se firme na terceira posição. O francês tem cerca de 15 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa belga da Hyundai, Thierry Neuville.

O estónio Ott Tänak (Hyundai), que teve de se retirar na véspera devido a um problema mecânico, pôde retomar a corrida no sábado, mas foi penalizado com dez minutos de penalização, o que o fez cair para o fundo da classificação. Apesar de ter conseguido registar dois tempos mais rápidos no início do segundo dia, voltou a sofrer uma avaria.

No domingo, os pilotos disputarão quatro etapas, a última das quais, a Power Stage, atribuirá pontos adicionais para o campeonato aos cinco primeiros classificados. Também serão atribuídos pontos adicionais neste "Super Domingo" aos cinco pilotos mais rápidos neste último dia.

Classificação do Rali Chile, 11.ª ronda de 14 do Campeonato do Mundo WRC:

1. Sébastien Ogier/Vincent Landais (FRA/Toyota) 02:23:13.9

2. Elfyn Evans/Scott Martin (GBR/Toyota) +06,3

3. Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (FRA/Hyundai) +26,8

4. Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (BEL/Hyundai) +41,7

5. Sami Pajari/Marko Salminen (FIN/Toyota) +50,4

...

Vencedores da etapa especial :

Sébastien Ogier (ES6, ES10, ES11, ES12), Kalle Rovanperä (ES1, ES2, ES9), Ott Tänak (ES5, ES7, ES8), Elfyn Evans (ES3), Sami Pajari (ES4),

Principais desistências: Ott Tänak/Martin Järveoja (EST/Hyundai): falha mecânica