Mais

Covilhã Desportiva mostra à população mais de 40 modalidades

Cidade da Covilhã em movimento
Cidade da Covilhã em movimentoMunicípio da Covilhã

A terceira edição da Covilhã Desportiva realiza-se entre os dias 20 e 25 para dar a conhecer a atividade das associações do concelho e desafiar a população a experimentar as 40 modalidades presentes.

O vereador com o pelouro do Associativismo na Câmara da Covilhã, José Miguel Oliveira, informou que este ano a base de operações vai ser transferida para o Jardim das Artes, embora estejam programadas atividades no Jardim do Lago, Pavilhão do Inatel e em outros locais.

“Vai ser um fim de semana repleto de boa competição e de bom desporto. Que as pessoas possam desfrutar de um fim de semana em torno das atividades desportivas”, disse hoje, durante a apresentação do evento, José Miguel Oliveira.

O autarca apelou à população para que saia à rua para ter contacto com todas as modalidades que tem à disposição no concelho e acentuou que esta é uma oportunidade de os covilhanenses “poderem experimentar atividades que não conhecem”.

Dois dias, 21 e 22, são destinados às escolas, onde clubes e associações vão proporcionar a prática de 28 modalidades, “porque é desde cedo que se introduz o hábito da prática desportiva”, referiu.

No dia 23, é a abertura das atividades para a população em geral no Jardim das Artes e realiza-se, no Complexo Desportivo da Covilhã, a primeira Taça Regional de Walking Football, destinado a maiores de 55 anos e que consiste em jogar futebol a andar, uma forma de promover o envelhecimento ativo.

Para dia 24 está prevista a realização de oito torneios e de conversas informais sobre desporto e história, desporto adaptado, basquetebol e desportos de raquete.

No último dia realiza-se também uma caminhada, uma prova de trail e um passeio de cicloturismo.

Durante o Covilhã Desportiva será possível experimentar desde o curling à meditação, do karaté ao ioga, do laser run à esgrima, do sumo ao touro mecânico, do voleibol e do futebol ao andebol e ao basquetebol, da patinagem à malha, da zumba à escalada, aos matraquilhos humanos, ao slide, bubble soccer, dança ou pilates.

A novidade desta edição é o Dia da Ética, dia 20, “para sensibilizar todos os agentes desportivos para a sã convivência”, acentuou o vereador.

Além de uma ação nas escolas, está agendado um colóquio sobre o tema, no âmbito do Programa Nacional de Ética no Desporto, e a assinatura do memorando para a criação do Cartão Branco Municipal, cujo regulamento já foi aprovado pela Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.

“Podemos competir sem agredir”, enfatizou José Miguel Oliveira, que destacou a importância de transmitir valores éticos e “promover essas atitudes junto dos concidadãos”.

No total então envolvidas nas demonstrações cerca de 30 associações da Covilhã e esse número aumenta com as entidades que vão participar no desfile inaugural, marcado para as 18:30 de dia 23, no Jardim das Artes.


Menções