Críquete: Jovem jogador australiano morre após ser atingido por bola durante treino

Homenagens nos treinos de críquete em memória do promissor jogador australiano de 17 anos, Ben Austin
Homenagens nos treinos de críquete em memória do promissor jogador australiano de 17 anos, Ben AustinWILLIAM WEST / AFP

Um talentoso jogador australiano de críquete, de 17 anos, faleceu esta quinta-feira, depois de ser atingido por uma bola, com a família a afirmar estar "completamente devastada".

Ben Austin estava nos treinos, equipado com capacete, antes de um jogo de Twenty20 em Melbourne, na terça-feira, quando foi atingido no pescoço ao enfrentar um aparelho lançador de bolas.

Foi levado de urgência para o hospital em estado crítico.

"Estamos completamente devastados com a perda do nosso querido Ben, que faleceu na manhã de quinta-feira", declarou o pai, Jace Austin, em comunicado.

"Esta tragédia levou-nos o Ben, mas encontramos algum conforto ao saber que ele estava a fazer aquilo que fez em tantos verões – ir aos treinos com os amigos para jogar críquete", acrescentou.

Segundo as autoridades de críquete, citadas pela ABC News, o jovem não usava proteção cervical, que protege o pescoço.

Austin era um jogador em ascensão, tanto como lançador como batedor, sendo considerado pelo Ferntree Gully Cricket Club como um "jogador estrela, excelente líder e um jovem extraordinário".

As jogadoras de ambas as equipas usaram braçadeiras pretas na meia-final do Mundial feminino, disputada esta quinta-feira entre a Austrália e a anfitriã Índia.

As mortes no críquete são raras.

A última ocorrência de grande destaque na Austrália foi em 2014, quando o jogador de Testes Phillip Hughes morreu após ser atingido no pescoço por uma bola alta durante um jogo doméstico da Sheffield Shield.

A sua morte chocou a Austrália e toda a comunidade internacional do críquete, provocando uma onda de comoção e levando à implementação de protocolos mais rigorosos sobre concussões e a melhorias no equipamento de segurança.

O responsável da Cricket Victoria, Nick Cummins, disse à ABC que existem semelhanças entre as duas tragédias.

"A bola atingiu-o no pescoço, num acidente semelhante ao que Phil Hughes sofreu há 10 anos", afirmou Cummins.

O presidente da Cricket Australia, Mike Baird, disse que o seu coração "estava partido" e que há lições a retirar.

"É evidente que há coisas que temos de aprender com isto", disse Baird aos jornalistas. "Mas neste momento, a nossa preocupação é com a família e estamos a tentar apoiá-los de todas as formas possíveis", acrescentou.


Menções