Ebba Andersson, da Suécia, reflete sobre as quedas: "Foi um pouco de crise e pânico"

Ebba Andersson recebe a medalha de prata
Ebba Andersson recebe a medalha de prataNTB, NTB / Alamy / Profimedia

Ebba Andersson, da Suécia, descreveu o pânico que sentiu e que levou à sua espetacular queda de cambalhota na sua etapa da estafeta feminina de cross-country 4x 7,5 km, que custou às grandes favoritas a medalha de ouro.

Foi a segunda queda de Andersson, que caiu de cabeça sobre os seus esquis, partindo a fixação de um deles e acabou por passar do primeiro para o oitavo lugar na sua etapa, antes de Jonna Sundling recolocar a Suécia na luta pelas medalhas, acabando por conquistar a prata atrás de a Noruega.

As condições do percurso em Tesero eram complicadas e Andersson pareceu perder a confiança numa descida difícil.

"Fui um pouco medrosa na descida e, um segundo depois, dei uma cambalhota. Foi um pouco de crise e pânico", contou à televisão sueca.

Infelizmente, não restam dúvidas de que as quedas impediram a Suécia de manter a sua marca de vencer todas as provas femininas de cross-country em Milão-Cortina 2026.

"Não era isto que tinha imaginado. E claro que é incrivelmente triste arrastar as minhas colegas para isto. Infelizmente, hoje não consigo fazê-lo. Dói-me o coração", disse sobre o facto não ter conseguido contribuir para o esforço da equipa como desejava.

"O corpo está bem, mas o coração não. Em dias como hoje, só queremos esquecer tudo e ir para casa", afirmou a atleta de 28 anos, que soma agora três medalhas de prata nestes Jogos Olímpicos.

Apesar de Andersson assumir a responsabilidade, as suas colegas mantêm-se ao seu lado.

"O que a Ebba sente, toda a equipa sente. Estamos nisto juntos. E penso que a forma como todos nós – incluindo a Ebba – estamos a lidar e a unir a situação é positiva", disse Frida Karlsson, que entregou a prova a Andersson.

Andersson recebeu também o apoio do Rei Carlos Gustavo da Suécia. Numa videochamada com a equipa, o monarca elogiou o espírito de trabalho da equipa e fez um comentário bem-humorado sobre a queda.

"Mostra o espírito de luta que têm. E Ebba, fantástico! Que traquina! Nunca vi uma esquiadora de cross-country voar assim pelo ar. Foi incrível!", disse o Rei, provocando risos entre as atletas.