O n.º 1 mundial Humphries mostrou-se implacável, com uma média de 109,98, ao derrotar o polaco Krzysztof Ratajski por 6-0 em pouco mais de dez minutos. O jogador de 29 anos fechou o encontro com um checkout de 161 e vai agora defrontar o escocês Cameron Menzies, que venceu o compatriota Gary Anderson por 6-3 mais cedo na noite.
“Estou muito satisfeito com esta exibição”, afirmou Humphries no final.
“Desde o início, os meus remates foram consistentes e isso foi fundamental. Não dei qualquer hipótese ao Krzysztof esta noite, e é isso que se exige contra um adversário tão sólido como ele", acrescentou.
Littler, por sua vez, manteve a perseguição ao topo do ranking mundial ao vencer Raymond van Barneveld por 6-1. O jovem assumiu o controlo na quarta perna, depois de o neerlandês desperdiçar cinco setas para empatar, e fechou o encontro com um checkout seguro de 115.
“Pode ter parecido fácil, mas lá em cima não foi”, admitiu Littler.
“Ambos tivemos dificuldades no início, mas quando me estabilizei, encontrei o meu ritmo. Estou ansioso por amanhã, tenho um bom registo frente a James (Wade), mas vou encarar cada jogo de cada vez", assumiu.
O atual campeão mundial vai agora medir forças com Wade, antigo vencedor do Campeonato Europeu, que afastou Mike De Decker pelo mesmo resultado de 6-1.
O cabeça de série Aspinall também seguiu em frente de forma convincente, eliminando o bicampeão europeu Rob Cross por 6-1. Recém-saído do seu terceiro título do European Tour da época, conquistado no último fim de semana, o jogador de Stockport terminou com uma média superior a 100 e demonstrou grande confiança.
“Foi um sorteio complicado, jogar contra o Rob sendo o cabeça de série não é o ideal, mas consegui lidar bem”, disse Aspinall.
“Passei por muito nos últimos anos, mas com a mente limpa sou um adversário muito difícil, e as minhas setas provam isso", defendeu.
Aspinall vai defrontar Danny Noppert na segunda ronda, depois de o neerlandês bater Dirk van Duijvenbode por 6-3 no último jogo da noite.
Houve motivos de celebração para o público da casa, com o alemão Ricardo Pietreczko a surpreender o vencedor do Mundial Josh Rock por 6-4, mas também desilusão para o estreante Niko Springer, que perdeu por 6-3 frente ao finalista do ano passado Jermaine Wattimena. O neerlandês terminou com uma média próxima de 107 numa exibição inspirada para abrir a noite.
A vitória de Pietreczko, após o apuramento de Martin Schindler mais cedo, assinalou a primeira vez que dois jogadores alemães alcançam os oitavos de final na história do torneio.
O alinhamento da segunda ronda de sábado promete mais dardos de alto nível, com o n.º 1 da Alemanha, Schindler, a defrontar Ryan Joyce na sessão da tarde, enquanto Michael van Gerwen enfrenta Chris Dobey.
O programa da noite traz duelos de peso, com Littler a reencontrar Wade, Humphries a medir forças com Menzies e Aspinall a continuar a sua campanha frente a Noppert.

