Dardos: Bicampeão Anderson apura-se à tangente no Mundial

Gary Anderson reage durante o seu encontro do Mundial de Dardos da PDC frente a Adam Hunt
Gary Anderson reage durante o seu encontro do Mundial de Dardos da PDC frente a Adam HuntPDC Darts

O bicampeão Gary Anderson passou por um grande susto frente a Adam Hunt para garantir a passagem à segunda ronda do Mundial de Dardos da PDC, este sábado.

Anderson foi eliminado na segunda ronda no Alexandra Palace no ano passado e viu-se obrigado a lutar frente ao inglês Hunt, atualmente 84.º do ranking mundial. The Flying Scotsman mostrou qualidade logo no início, conseguindo uma finalização Shanghai de 120 em cada 20 para forçar uma mão decisiva, antes de fechar o set com um 96 num duplo 18 de grande precisão.

Ambos os jogadores mantiveram o serviço, com Anderson a conseguir o segundo Shanghai do encontro, mas Hunt quebrou para empatar 1-1 com um checkout de 72 nos tops. No terceiro set foi preciso mais uma mão decisiva, depois de Hunt fechar 54 em tops, aproveitando um bounce-out de Anderson que poderia ter decidido o parcial.

Hunt converteu para passar para a frente, mas Anderson voltou a igualar, fazendo o 2-2 em sets graças a uma mão de 14 dardos e um elegante fecho de 88 no bull, registando uma média de 108,17. Hunt adiantou-se no quinto e decisivo set, mas Anderson respondeu, quebrando o serviço com um checkout de 70 nos tops antes de acertar no duplo três para uma vitória muito suada.

"Comecei muito bem, mas depois aqui em cima (na cabeça) é outra história. O primeiro jogo é sempre o mais difícil e não consegui entrar no ritmo. Houve momentos em que estava bem, depois tudo se complicava, mas estou apurado. O ambiente nas bancadas faz o coração bater mais forte", afirmou Anderson à Sky Sports.

Goldfinger Gilding impressiona

Antes, um início implacável de Andrew Gilding permitiu-lhe ultrapassar o jovem de 22 anos Cam Crabtree 3-1 num duelo em que desperdiçou sete match points.

Goldfinger venceu o primeiro set sem dificuldades e acelerou para fechar 116, completando depois uma mão de 12 dardos nos tops para fazer o 2-0. Crabtree reagiu no terceiro set, conquistando a sua primeira mão e acertando no duplo cinco na decisiva para levar o set, depois de resistir a um enorme 161 de Gilding. Gilding recompôs-se no quarto set, acertando no duplo 20 com Crabtree já fora da luta, selando o triunfo à oitava tentativa.

O inglês Luke Woodhouse superou algumas falhas no fecho para vencer nove das últimas 12 pernas e derrotar o robusto croata Boris Krcmar 3-1. Krcmar venceu o set inaugural na perna decisiva com um excelente fecho de 121 no bull, antes de Woody empatar ao vencer o segundo set sem resposta, coroado com um checkout de 110. Woodhouse – 25.º cabeça de série – sobreviveu a seis match points para roubar o terceiro, garantindo depois o quarto e carimbar a presença na segunda ronda.

O estreante galês David Davies marcou encontro na segunda ronda com o campeão em título Luke Littler, ao vencer um duelo de estreia marcado pelo nervosismo 3-0 frente ao belga Mario Vandenbogaerde. Na sessão da noite, o campeão mundial de 2024 Luke Humphries defronta o compatriota Ted Evetts para dar início à sua campanha.

Resultados do Mundial de Dardos da PDC 2026 – Sábado

Sessão da tarde

Mario Vandenbogaerde 0-3 David Davies

Andrew Gilding 3-1 Cam Crabtree

Luke Woodhouse 3-1 Boris Krcmar

Gary Anderson 3-2 Adam Hunt