Chris Dobey, Ricky Evans e Luke Woodhouse já tinham assegurado a qualificação e juntaram-se à fase a eliminar juntamente com outros nomes de peso, incluindo Humphries.
O número 1 do mundos eguiu a sua proeza dos nove dardos com uma vitória sobre Nathan Aspinall por 5-3, terminando no topo do Grupo A e garantindo o apuramento para a próxima ronda.
Humphries apenas precisava de uma leg para avançar, mas terminou com uma média superior a 102, garantindo assim um duelo com o vice-campeão do World Youth Championship, Jurjen van der Velde, na quarta-feira.
“Sabia que tinha de começar muito bem", afirmou Humphries, que fez o break com uma leg de dez dardos e confirmou a vantagem com uma de doze, impondo-se logo no início diante de Aspinall.
“Sabes o que tens de fazer. Só precisava de uma leg para passar, tinha isso em mente, mas não me afetou. Senti-me tranquilo".
“Foi um grupo difícil, mas estou muito satisfeito por vencer os três jogos. Agora entramos na fase decisiva e o formato mais longo favorece-me. Adoro jogar aqui".
Noutro jogo do Grupo A, Smith derrotou o americano Alex Spellman por 5-2, alcançando a fase a eliminar pela primeira vez desde que venceu o torneio em 2022.
Smith, que garantiu a qualificação no Qualifier para detentores de Tour Card da semana passada, vai defrontar Dobey nos oitavos de final na quarta-feira.
“Estou nas nuvens", disse o campeão mundial de 2022/23. “Estou nos oitavos de final e finalmente posso relaxar. Cumpri o meu objetivo ao conquistar os dois pontos, mas teria preferido um resultado de 5-0 ou 5-1".
“Agora que estou nos oitavos, faltam quatro jogos para conquistar dois Grand Slams. Posso vencer este torneio, e há uns meses não acreditava nisso".
Price, tricampeão, superou Stefan Bellmont por 5-1, terminando no topo do Grupo D e confirmando o apuramento.
“Comecei devagar, perdi o primeiro jogo, mas consegui passar e liderar o grupo, estou satisfeito com isso", afirmou Price, que chega pela sétima vez aos oitavos de final do Grand Slam.
“Só queria qualificar-me e chegar aos oitavos".
O galês vai defrontar Martin Schindler na segunda ronda, já que o número 1 alemão passou pela primeira vez a fase de grupos na sua carreira, ao vencer Alexis Toylo por 5-2.
“Já joguei com o Martin algumas vezes. Há muitos jogadores em boa forma, e ele provavelmente é um deles", comentou Price sobre o próximo adversário.

Woodhouse terminou no topo do Grupo C ao bater Stephen Bunting, condenando o jogador de Merseyside à terceira derrota consecutiva por 5-4 e marcando encontro com Evans.
Evans já tinha garantido a qualificação ao vencer os dois primeiros jogos, mas perdeu por 5-2 frente a James Wade, que se despediu do torneio apesar do triunfo.
O estreante Van der Velde avançou ao vencer Damon Heta por 5-3, enquanto Dobey garantiu o primeiro lugar no Grupo B com o seu terceiro triunfo consecutivo por 5-1, desta vez frente a Martin Lukeman.
O Grand Slam de Dardos prossegue na terça-feira em Wolverhampton, com os Grupos E a H a serem decididos. O duelo entre Michael van Gerwen e Gary Anderson é o destaque entre três confrontos diretos para lugares nos oitavos, enquanto Connor Scutt defronta Karel Sedlacek, e os estreantes Lukas Wenig e Cam Crabtree medem forças.
O Grupo F continua totalmente em aberto, com Wessel Nijman a jogar contra Lisa Ashton antes de Gian van Veen enfrentar Josh Rock. O campeão em título Luke Littler já está apurado, mas procura liderar o seu grupo, juntamente com Danny Noppert e Niko Springer.
Resultados
James Wade 5-2 Ricky Evans (Grupo D)
Chris Dobey 5-1 Martin Lukeman (B)
Luke Woodhouse 5-4 Stephen Bunting (C)
Martin Schindler 5-2 Alexis Toylo (C)
Jurjen van der Velde 5-3 Damon Heta (B)
Gerwyn Price 5-1 Stefan Bellmont (D)
Michael Smith 5-2 Alex Spellman (A)
Luke Humphries 5-3 Nathan Aspinall (A)
