Dardos: José de Sousa falha Cartão de Tour da PDC no fecho da Q-School 2026

Charlie Manby garantiu um Cartão de Tour da PDC na Qualifying School do Reino Unido
Charlie Manby garantiu um Cartão de Tour da PDC na Qualifying School do Reino UnidoPDC Darts

Charlie Manby, Samuel Price, Jeffrey de Zwaan e Sietse Lap conquistaram automaticamente Cartões de Tour da PDC após o final das respetivas Qualifying Schools, ao contrário do português José de Sousa.

Manby, que se destacou ao chegar aos oitavos de final na sua estreia no Mundial de Dardos, era um dos favoritos a conquistar o Cartão de Tour na Q-School do Reino Unido, em Milton Keynes.

O jovem de 20 anos afastou veteranos como Steve Beaton e Mervyn King, além de superar uma recuperação de Matthew Dennant na segunda ronda.

Samuel Price conquistou o oitavo e último Cartão de Tour no Reino Unido, assegurando pela primeira vez um lugar no circuito.

Na Q-School europeia, em Kalkar, Alemanha, o antigo semi-finalista do World Matchplay, De Zwaan, regressou ao circuito da PDC depois de triunfos frente a jogadores como Andreas Harrysson e Alexander Merkx.

O compatriota neerlandês de De Zwaan, Lap, conquistou o seu primeiro Cartão de Tour de sempre, com vitórias decisivas sobre Teemu Harju e Jurjen van der Velde.

Foram ainda atribuídos mais 13 Cartões de Tour em ambas as Q-Schools, através das respetivas listas de ranking.

Cinco desses foram distribuídos no Reino Unido, com o finalista de sete grandes torneios, Mervyn King, a garantir um deles ao terminar na segunda posição, atrás de Stephen Burton.

Os restantes Cartões de Tour foram para o inglês Tyler Thorpe, o irlandês Stephen Rosney e o escocês David Sharp.

Vários nomes sonantes ficaram de fora dos Cartões de Tour, incluindo Fallon Sherrock, Harrysson, Beaton e, claro está, o português José de Sousa.

Sherrock somou a sua quarta eliminação consecutiva na primeira ronda, o que significa que Beau Greaves será a única jogadora feminina no circuito da PDC em 2026.

A revelação sueca do Mundial de Dardos, Harrysson, ficou de fora devido à diferença de legs, enquanto o português José de Sousa, antigo vencedor do Grand Slam, foi eliminado nos quartos de final.