Van Veen, que tinha derrotado Jonny Clayton nas meias-finais por 6-4, realizou uma boa exibição, mas na final não conseguiu manter o seu nível de pontuação. Enquanto van Gerwen – que bateu Luke Humphries nas meias-finais por 6-2 – conseguiu várias pontuações altas e lançou seis 180, o "Giant" só conseguiu um e, por isso, terminou com uma média de 90,57 – mais de sete pontos abaixo do seu adversário (97,81).
Van Gerwen acertou cinco dardos perfeitos nas suas duas primeiras visitas e quebrou logo o serviço do jovem compatriota no primeiro leg. "Mighty Mike" controlou a final desde o início. Até os duplos, que tantas vezes foram um problema para o sete vezes vencedor da Premier League nos últimos meses e anos, mantiveram-se estáveis. Assim, aproveitou as suas oportunidades e os convites de van Veen, que só converteu quatro dos seus 14 lançamentos aos duplos (28,57 %).
Com esta vitória na 1.ª jornada, van Gerwen assume a liderança da tabela com 5 pontos, seguido de van Veen com 3 pontos. Clayton é terceiro com 2 pontos, à frente de Humphries, que tem os mesmos pontos mas uma diferença de legs inferior. Gerwyn Price lidera o grupo dos jogadores sem pontos, ocupando o 5.º lugar. Depois surgem Luke Littler em 6.º, Josh Rock em 7.º e Stephen Bunting na oitava posição.
Littler perde no jogo de abertura
O percurso do campeão do mundo Littler terminou logo na 1.ª ronda. O inglês perdeu frente a van Veen, numa reedição da final do Mundial, por 4-6. Também em 2025, o jovem de 19 anos começou a Premier League com uma derrota. O segundo estreante, Rock, abriu a noite frente a Clayton e, apesar de uma média de 101,83, perdeu por 2-6. O galês superou a excelente prestação de "Rocky" com uma média de 109,81 em três dardos.
Também Humphries esteve em grande plano e, no seu jogo de estreia, alcançou uma média de 104,55. No duelo entre antigos campeões do mundo frente a Price, isso quase não foi suficiente. O galês, com uma média de 94,92, ficou claramente abaixo, mas com a vantagem do lançamento inicial conseguiu manter-se na frente. Só no decisivo 11.º leg é que ambos, normalmente fortes nos duplos, acusaram a pressão, até que Humphries conseguiu o break para o 6-5.
Bunting, que em 2025 teve de esperar até à 9.ª noite para vencer o seu primeiro jogo e logo conquistar o dia, também não entrou bem em 2026. Frente a van Gerwen, perdeu por 2-6. A taxa de acerto nos duplos, de apenas 25 por cento, foi especialmente insuficiente.
