Ben Austin, de 17 anos, faleceu na quinta-feira após ser atingido no pescoço antes de um jogo local de Twenty20, em Melbourne, enquanto treinava nas redes com um lançador automático de bolas.
Apesar de usar capacete, alegadamente não tinha proteção de pescoço, conhecida como stem guard.
O caso trouxe à memória o trágico episódio do jogador de Testes Phillip Hughes, que morreu em 2014 ao ser atingido no pescoço por uma bola durante um jogo doméstico da Sheffield Shield.
Nesta sexta-feira, as equipas de Vitória e Tasmânia colocaram os tacos em sinal de respeito, usaram braçadeiras pretas e observaram um minuto de silêncio, enquanto a imagem de Austin era projetada num ecrã gigante, antes de retomarem o encontro doméstico em Melbourne.
Cenas semelhantes repetiram-se em Perth, onde Austrália Ocidental defrontava Austrália Meridional.
Em Bombaim, tanto Índia como Austrália usaram fumos negros durante a meia-final feminina do Mundial de um dia, na quinta-feira.
"Agradecemos à equipa indiana por juntar-se a nós ao usar braçadeiras pretas em homenagem a Ben Austin, um jovem de Melbourne que perdeu tragicamente a vida a jogar o desporto que todos amamos. Enviamos carinho aos amigos, família e companheiros de críquete de Ben" declarou a equipa australiana.
Flores e tacos de críquete foram deixados no Ferntree Gully Cricket Club, local do acidente ocorrido na terça-feira.
"É motivo de orgulho perceber o quão unida é a comunidade do críquete e como cuidamos uns dos outros. Não é preciso muita imaginação para nos colocarmos no lugar da família Austin" afirmou Nick Cummins, diretor da Cricket Victoria, à imprensa australiana.
A morte de Austin teve repercussão mundial, com o Barmy Army de Inglaterra a divulgar uma página GoFundMe criada para apoiar a família.
"Descansa em paz, Ben Austin, nunca serás esquecido," disse o grupo oficial de adeptos, que se prepara para rumar em força à Austrália este mês para a série de Testes das Ashes.
O antigo capitão inglês Michael Vaughan prestou homenagem, tal como a Junta de Críquete de Inglaterra e País de Gales, que se mostrou "profundamente consternada".
"Partiu demasiado cedo. Os nossos pensamentos estão com a família e os amigos próximos," escreveu Vaughan no X.
