Jogos Olímpicos de Inverno: França conquista triplo ouro nas estafetas de biatlo

Julia Simon garantiu o ouro francês na última etapa
Julia Simon garantiu o ouro francês na última etapaČTK / AP / Andrew Medichini

A França venceu de forma convincente a estafeta feminina 4x6 km, arrecadando o quinto ouro em biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, à frente da Suécia e da Noruega.

O triunfo da França surge após o tão aguardado ouro na estafeta masculina 4x7,5 km, em que Noruega e Suécia também conquistaram as medalhas secundárias, mas em ordem inversa à desta quarta-feira. A França também venceu a estafeta mista, conseguindo assim um pleno nas estafetas de biatlo no Anterselva Biathlon Arena.

Julia Simon levou a bandeira francesa até à meta em celebração, terminando com o tempo de 1:10:22.7, mais de 51 segundos à frente das suecas, enquanto a Noruega cruzou a meta a 1:07.6 da França.

Uma série limpa de tiros na primeira passagem permitiu a Julia Tannheimer da Alemanha e Camille Bened da França disputarem uma liderança apertada, mas erros da francesa na segunda passagem permitiram à Suécia chegar à primeira troca na frente, destacada de Bulgária e Alemanha.

Nesta fase, a França estava bem fora do top 10, e apesar de Lou Jeanmonnot estar a recuperar terreno constantemente, dois tiros falhados na primeira passagem mantiveram-na na 12.ª posição. Um percurso de penalização de Anna Magnusson fez com que a Suécia também não estivesse a conseguir melhores resultados.

Franziska Preuss estava destacada na segunda etapa pela Alemanha, mas três falhas comprometeram totalmente a prova, e uma prestação superior de Jeanmonnot e Magnusson colocou-as novamente na luta.

Foi Baiba Bendika da Letónia quem chegou primeiro à metade da prova, à frente da Bulgária, com a França em terceiro.

Oceane Michelon ultrapassou rapidamente as atletas da Letónia e da Bulgária para se isolar antes da primeira passagem, e sem cometer erros conseguiu ampliar a vantagem. A Noruega e a Suécia ultrapassaram algumas das equipas menos cotadas, mas não conseguiram aproximar-se de Michelon, que voltou a mostrar grande precisão ao terminar com 10/10 nos tiros.

Michelon entregou a prova a Simon com 46,9 segundos de vantagem sobre a Suécia, enquanto Elvira Oeberg passou o testemunho à irmã Hanna Oeberg, mas havia menos de um segundo entre elas e a Noruega, com Maren Kirkeeide a assumir o lugar de Karolina Knotten.

Simon conseguiu 100% de acerto na primeira passagem, praticamente a decidir a prova, e juntou-se a Michelon ao acertar todos os tiros na segunda passagem. Na verdade, saiu da zona de tiro antes de as escandinavas entrarem.

Um erro de Oeberg na última passagem, comparado com dois de Kirkeeide, aumentou a distância entre ambas antes do último quilómetro, e com a Alemanha ainda a pressionar, a norueguesa viu-se obrigada a defender o bronze em vez de lutar pelo segundo lugar.

Mas o ouro era da França – é o terceiro para Simon, que já tinha batido a compatriota Jeanmonnot no título individual e fez parte da estafeta mista, enquanto a Suécia soma agora um ouro, uma prata e um bronze nas provas de biatlo. A Alemanha terminou em quarto, à frente da Chéquia, Polónia e Finlândia.