Mais

Desportos de Inverno: Federação de esqui não permite qualificação de russos e bielorrussos para os Jogos Olímpicos de 2026

A FIS não permitirá que os russos e a Bielorrússia se qualifiquem para os Jogos Olímpicos de 2026
A FIS não permitirá que os russos e a Bielorrússia se qualifiquem para os Jogos Olímpicos de 2026Photo par FRANK HOERMANN/SVEN SIMON / SVEN SIMON / DPA PICTURE-ALLIANCE VIA AFP

A Federação Internacional de Esqui (FIS) decidiu esta terça-feira não permitir que os russos e os bielorrussos, proibidos de participar nas suas competições desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, participem nas eliminatórias para os Jogos Olímpicos de inverno de Milão-Cortina (6-22 de fevereiro).

Quanto aos Jogos de Paris, no verão de 2024, o Comité Olímpico Internacional (COI) tinha autorizado a sua participação sob uma bandeira neutra e em condições rigorosas. Mas o COI deixou às federações internacionais - algumas das quais estão a excluir russos e bielorrussos das suas competições enquanto a guerra continua - a decisão de lhes abrir ou não o seu processo de qualificação olímpica.

"O Conselho da FIS votou na terça-feira para não permitir que os atletas russos e bielorrussos competissem sob uma bandeira neutra nas suas competições de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2026 em Milão-Cortina", anunciou a Federação Internacional de Esqui (Esqui Alpino, Esqui Nórdico, Esqui Estilo Livre e Snowboarding) numa breve declaração.

Embora a participação dos russos tenha tido pouco impacto no esqui alpino, foi uma questão importante no esqui de fundo, desporto em que conquistaram quase um terço das medalhas nos Jogos de inverno de 2022 em Pequim.