Na noite de terça-feira, Adam Siao Him Fa, bicampeão europeu e medalhado mundial, apresentou um programa curto de altíssimo nível, o melhor da sua época. O resultado: uma terceira posição provisória que esperava manter, ou até melhorar, mesmo sabendo que seria praticamente impossível alcançar o grande favorito Ilia Malinin.
Enquanto se aguardava o grande duelo, era a vez de Kevin Aymoz, que ainda alimentava uma ténue esperança de inverter a hierarquia. Mas só se conseguisse atingir a perfeição. Infelizmente, isso não aconteceu. O francês ficou fora do top 10, uma desilusão.
Que surpresa!
Chegava então o momento de Adam Siao Him Fa. As esperanças, porém, desvaneceram-se rapidamente. Sob pressão, o francês caiu logo no primeiro salto, uma catástrofe agravada por várias receções imprecisas. No final, olhou para as mãos, pois tinham tocado demasiado no gelo. Um naufrágio, uma enorme desilusão e um 7.º lugar final.
A vitória parecia destinada a Ilia Malinin. No entanto, o grande favorito, com uma vantagem confortável, acabou também por falhar por completo no seu livre. Duas quedas, falta de ritmo, passos hesitantes, a graça desaparecida: o norte-americano afundou-se esta noite... ao ponto de terminar atrás de Adam Siao Him Fa.
Quem aproveitou a oportunidade foi Mikhail Shaidorov. Quinto após o programa curto, o cazaque apresentou um livre brilhante, o melhor da noite, e viu os seus adversários falharem um a um. O espanto no seu rosto refletia bem a surpresa que acabava de protagonizar: campeão olímpico à frente de Yuma Kagiyama e Shun Sato, com apenas 21 anos, já é a nova estrela do patinagem artística.
