Mais

Equipa da semana Flashscore: Mágico Messi é nota 10 e um representante da Liga Portugal

Messi comemora dois golos contra o Nashville
Messi comemora dois golos contra o NashvilleCHANDAN KHANNA / AFP / Flashscore

Mais um fim de semana passou, o que significa que chegou a altura de mais uma Equipa da Semana do Flashscore, selecionada a partir das melhores ligas do mundo. Mas quem se destacou desta vez?

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

Guarda-redes

Mattijs Branderhorst (Sittard) 8,6

Branderhorst tinha a ordem de dificultar ao máximo a vida do Heerenveen na visita do Fortuna Sittard. E foi exatamente isso que fez. Não foi uma exibição bonita dos anfitriões, que passaram longos períodos sem ter a posse de bola, mas graças à prestação do guardião, tiveram a oportunidade de roubar os três pontos.

O guarda-redes neerlandês evitou 2,28 golos esperados (xG) e fez oito defesas, conquistando o prémio de melhor em campo e uma merecida exibição sem sofrer golos. Felizmente para Branderhorst, a sua equipa fez o trabalho do outro lado do campo no segundo tempo para vencer por 2-0 e aproximar-se dos oito primeiros classificados..

Defesas

Dan-Axel Zagadou (Estugarda) 9,0

É justo dizer que a carreira de Zagadou não seguiu o rumo que muitos esperavam quando surgiu no Borussia Dortmund, e esta campanha não tem fugido à regra no que toca a lesões. Por isso, a sua exibição contra o Estugarda no fim de semana (foi apenas o seu segundo jogo esta época) foi um lembrete oportuno daquilo de que é capaz.

Zagadou deve ter ficado aliviado com esta exibição depois de ter passado a última temporada a tentar manter alguma regularidade na equipa secundária do Estugarda. Apesar de ter consentido dois golos na vitória por 3-2 sobre o Augsburgo, Zagadou deu uma lição defensiva, com 11 cabeceamentos e 20 duelos ganhos no total, além de terminar o jogo com 80% de precisão nos passes. O francês mereceu muito bem a nota 9,0.

Edmond Tapsoba (Bayer Leverkusen) 9,0

Tapsoba é o primeiro dos três jogadores do Leverkusen a entrar para a equipa da semana após a goleada de 6-0 da equipa alemã sobre o Heidenheim, no sábado. O ex-Vitória SC teve um papel crucial na vitória, pois, para além de ter sido impecável na defesa, foi o autor do terceiro e do quinto golo antes de ser substituído antes dos 60 minutos. Um trabalho muito bem feito.

Lloris Gautier (Le Havre) 8,7

Gautier não é um defesa que marca golos. Poucos adeptos do Le Havre esperavam que fosse o responsável por garantir um ponto à sua equipa, mas o futebol é sempre cheio de surpresas. O Le Havre perdia por 0-1 em casa com o Nantes e estava à beira da derrota quando Gautier cabeceou ao canto superior direito para enlouquecer os adeptos.

Médios

Jordan Holsgrove (Estoril) 9,3

O escocês Holsgrove está a desfrutar da vida em Portugal e desempenhou um papel crucial na emocionante vitória do Estoril por 4-3 sobre o Arouca, no fim de semana. Primeiro, ainda antes do intervalo, Holsgrove bateu um canto ameaçador que encontrou Kevin Boma sem marcação, e o defesa-central fez o resto para empatar o jogo a 2-2.

Depois, colocou os anfitriões em vantagem logo após o intervalo com um golo individual brilhante. O médio centro fez uma tabelinha, passou pelo defesa dentro da área e rematou em arco para o fundo da baliza.

Ibrahim Maza (Bayer Leverkusen) 9.1

Depois de muito entusiasmo em torno da sua transferência para o Leverkusen, é justo dizer que Maza precisou de se adaptar ao novo clube. Antes da vitória por 6-0 este fim de semana, só tinha marcado um golo para a Taça da Alemanha, mas o bis frente ao Heidenheim mostrou aquilo de que é capaz.

Os anfitriões venciam por 4-0 quando Maza apareceu para marcar de curta distância. Se o primeiro foi marcado pela qualidade do passe, o segundo é mérito individual. Depois de um rápido ataque do Leverkusen, Maza foi encontrado em profundidade e fez o resto, disparando um tiro certeiro ao canto superior.

Ernest Poku (Bayer Leverkusen) 9,6

O último jogador do Leverkusen a fazer parte da equipa é outro jovem jogador entusiasmante. Poku fez uma transição mais tranquila para o futebol alemão desde que se mudou dos Países Baixos no verão, por isso não foi surpresa vê-lo desempenhar um papel de destaque na goleada.

Depois de usar o seu ritmo para encontrar espaço dentro da área, tocou para Patrik Schick marcar o primeiro golo do jogo. O dia de Poku ficou ainda melhor quando enviou um vólei fora do alcance do guarda-redes do Heidenheim, dentro da área, depois de um cruzamento de Tapsoba.

Salem Al Dawsari (Al Hilal) 9,6

Aos 34 anos, Dawsari continua a ser uma peça vital para o Al Hilal, e lembrou a todos que ainda tem muito para dar esta temporada com dois golos oportunos contra o Al Najma, ajudando a equipa a conquistar uma impressionante vitória por 2-4. O habilidoso extremo marcou o primeiro golo do Al Hilal na partida, apenas sete minutos depois de o Al Najma ter inaugurado o marcador.

Dawsari foi o criativo de serviço quando o Al Hilal fez o 2-2 aos 71 minutos, deixando tempo para a reviravolta. Ruben Neves seria o homem que marcaria o golo decisivo da vitória, mas Dawsari garantiu o triunfo ao bisar no final do jogo, coroando uma fantástica exibição individual.

Jeremy Doku (Manchester City) 9,3

A exibição de Doku frente ao Liverpool, na tarde de domingo, foi uma daquelas especiais que serão faladas nos próximos anos. Em alguns momentos, o belga aterrorizou o pobre Connor Bradley com o seu ritmo alucinante e a sua caixa de truques.

Apesar de não ter participado em nenhum dos dois primeiros golos do City, Doku fez uma jogada brilhante para ganhar um penálti na primeira parte, que Erling Haaland desperdiçou, e foi uma ameaça durante todo o jogo. Na segunda parte, coroou a sua exibição individual, ao fletir para o meio e enviar um grande remate ao ângulo superior. 

Doku esteve à altura da sua própria capacidade e mostrou que, caso melhore nas decisões no último terço, pode vir a ser um craque mundial.

Mapa de calor de Jeremy Doku
Mapa de calor de Jeremy DokuMICHAEL REGAN / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Avançados:

Lionel Messi (Inter Miami) 10

Messi faz com que jogar na MLS pareça fácil neste momento. O argentino abriu o marcador frente ao Nashville na noite de sexta-feira com um movimento característico antes de rematar no canto oposto ao que todos esperavam. Genial.

O segundo foi o tipo de golo que já marcou inúmeras vezes na sua carreira, simplesmente estando no sítio certo na hora certa. Na segunda parte, um passe a rasgar a defesa resultou numa assistência para completar a nota 10.

Antoine Griezmann (Atlético de Madrid) 9,7

Depois de um início de época atribulado, o Atlético de Madrid começou a encontrar o seu ritmo na LaLiga. No entanto, o seu talismã, Griezmann, estava com dificuldades em marcar golos. Mas estas preocupações já foram esquecidas, pois bisou e ajudou o Atlético a vencer o Levante por 3-1 em casa e a continuar a subir na tabela.

As duas finalizações de Griezmann no sábado foram simples, mas foram o tipo de golos que não tem marcado esta época.