Como habitual, a nossa seleção baseia-se no sistema de avaliação de jogadores do Flashscore, que tem em conta estatísticas-chave como golos, assistências, percentagem de passes completos e desarmes. Descubra abaixo a nossa mais recente Equipa da Semana.

Guarda-redes
Alphonse Aréola (West Ham) 9.1
O grande destaque entre os postes este fim de semana foi o guarda-redes do West Ham, Alphonse Areola. O francês esteve em excelente plano, apesar dos londrinos de leste terem deixado escapar uma vantagem de dois golos para empatar 2-2 em Bournemouth.
Areola fez a sua parte, com 10 defesas e travando 4,49 golos esperados (xGOT). Os cherries pressionaram fortemente o West Ham na segunda parte, somando 3,49 xG (golos esperados) apenas nos últimos 45 minutos. Perante estes números impressionantes, a nota de 9.1 de Areola foi mais do que merecida.

Defesas
Neco Williams (Nottingham Forest) 8.9
Talvez o resultado mais surpreendente nesta jornada inglesa tenha sido a vitória do Nottingham Forest por 0-3 no terreno do campeão Liverpool. Naturalmente lateral-direito, o internacional galês e ex-red, Neco Williams, atormentou os anfitriões pelo flanco esquerdo do Forest.
Williams fez a assistência para o golo de Nicolo Savona, mas não ficou por aí. O seu desempenho defensivo foi fundamental: venceu 14 dos 19 duelos no solo, liderou o jogo com 11 desarmes (ganhando seis) e fez três interceções (também o melhor registo da partida).
Murillo (Nottingham Forest) 9.1
O segundo defesa do Forest no nosso trio defensivo, o brasileiro Murillo, foi também um gigante para a equipa de Sean Dyche em Anfield, alcançando a melhor nota entre todos os defesas das principais ligas mundiais neste fim de semana.
Além de ter inaugurado o marcador, liderou o encontro em alívios (13), criou uma grande oportunidade e foi o terceiro jogador com mais toques na bola da sua equipa nesta vitória épica (44).
Mathias Laborda (Vancouver Whitecaps) 8.8
A MLS aproxima-se do seu desfecho dramático, e o fim de semana trouxe três das quatro meias-finais de Conferência. Na primeira delas, os Vancouver Whitecaps eliminaram o Los Angeles FC nos penáltis para seguirem em frente no Oeste.
O herói do clube canadiano foi o defesa uruguaio Mathias Laborda, que não só marcou o segundo golo no empate 2-2, como também converteu o penálti decisivo no desempate, garantindo o apuramento! Na final da Conferência Oeste, o Vancouver vai defrontar o San Diego FC.
Médios
Michael Olise (Bayern Munique) 10
O primeiro ex-jogador do Crystal Palace no meio-campo esta semana é Michael Olise, agora ao serviço do Bayern Munique. Desde que chegou à Bundesliga em 2024, o internacional francês tem-se afirmado como um dos melhores criadores do mundo, e voltou a prová-lo no sábado.
O Bayern estava a perder 0-2 em casa frente ao Friburgo, mas uma assistência e um golo de Olise permitiram igualar o marcador antes do intervalo. Na segunda parte, o imparável francês somou mais um golo e duas assistências, ajudando a sua equipa a vencer por 6-2. Curiosamente, no jogo anterior – a vitória da França por 4-0 sobre a Ucrânia – também tinha alcançado a nota máxima de 10.

Eberechi Eze (Arsenal) 9.9
Na hora certa, Eberechi Eze inscreveu o seu nome na história do Arsenal ao marcar o primeiro hat-trick num dérbi do Norte de Londres em 47 anos, ajudando os anfitriões a garantir a supremacia local com uma vitória por 4-1.
O internacional inglês tinha apenas um golo na Liga pelos gunners desde que chegou do Palace no verão, por isso marcar três frente ao grande rival foi a melhor forma de se apresentar. Se acrescentarmos que o Tottenham tentou contratá-lo, então temos uma exibição lendária, quase a valer a nota máxima.
Giorgian de Arrascaeta (Flamengo) 9.7
Seguimos para a Série A do Brasil, onde o líder Flamengo venceu o Bragantino por 3-0 no sábado, abrindo uma vantagem de quatro pontos sobre o Palmeiras, quando faltam apenas três jornadas.
A estrela da equipa carioca foi o uruguaio Giorgian de Arrascaeta, que marcou, assistiu e ainda liderou o encontro em remates (cinco), toques na área adversária (sete) e dribles bem-sucedidos (dois).
Marco Asensio (Fenerbahce) 9.3
O antigo jogador do Real Madrid e PSG, Marco Asensio, transferiu-se no verão para o Fenerbahce e realizou a sua melhor exibição na Turquia no domingo, ao ajudar a equipa a golear o Rizespor por 2-5 e manter-se na perseguição ao líder Galatasaray.
Depois de estar a perder 2-0 ao intervalo, o espanhol inspirou a reviravolta com dois golos e uma assistência na segunda parte. Com apenas 29 anos, Asensio voltou a mostrar toda a sua qualidade ofensiva.
Avançados
Miguel Merentiel (Boca Juniors) 9.8
Seguimos para a Argentina, onde o Boca Juniors garantiu a presença nos quartos de final dos play-offs do Clausura com uma vitória por 2-0 frente ao Talleres Córdoba na primeira ronda.
O homem do jogo, autor dos dois golos, foi Miguel Merentiel – curiosamente, o terceiro uruguaio a integrar a nossa equipa esta semana. O avançado de 29 anos soma agora 13 golos esta temporada e espera conduzir o Boca até ao título do Clausura.
Lionel Messi (Inter Miami) 10
O que mais se pode dizer sobre Lionel Messi? O génio argentino voltou a fazer das suas. Um golo e três assistências na vitória por 4-0 do Inter Miami frente ao Cincinnati ajudaram a equipa a chegar à final da Conferência Este, onde vai defrontar o New York City.
Nos últimos cinco jogos pelo Inter, Messi já soma três notas 10, o que é simplesmente extraordinário. Além disso, marcou ou assistiu nos últimos sete jogos da MLS e, esta época, já leva 35 golos e 25 assistências. Aos 38 anos, continua a ser o génio que nunca deixa de surpreender, e ninguém apostaria contra Miami para conquistar o título.
Baris Alper Yilmaz (Galatasaray) 9.2
Por fim, regressamos à Superliga turca, onde Baris Alper Yilmaz brilhou ao serviço do campeão Galatasaray no sábado, com um golo e uma assistência na remontada por 3-2 frente ao Genclerbirligi no Rams Park.
Com o avançado Victor Osimhen lesionado, era preciso alguém assumir o protagonismo, e Yilmaz respondeu à altura. Para além dos golos, fez 10 toques na área adversária, três dribles bem-sucedidos e participou em 11 duelos.
