Equipa do Ano 2025: Otamendi e ex-Benfica entre os grandes craques mundiais

Otamendi é o único jogador da Liga Portugal no onze
Otamendi é o único jogador da Liga Portugal no onzeSL Benfica, Flashscore

Chegou novamente aquela altura do ano. Com o final de 2025 à porta, o Flashscore revisitou os arquivos dos últimos 12 meses e escolheu a sua Equipa do Ano 2025, com base nas classificações médias por posição.

Para selecionar a Equipa do Ano, utilizámos o nosso sistema interno de avaliação de jogadores, tal como fazemos para a Equipa da Semana. No entanto, houve algumas restrições adicionais quanto a quem poderia integrar o onze.

Decidimos alargar o leque em 2025 e, em vez de escolher apenas o jogador com melhor média em cada posição das cinco principais ligas europeias, expandimos a seleção para os oito principais campeonatos da Europa, bem como para a Saudi Pro League e a MLS, as 10 ligas que mais acompanhamos.

Todas as ligas consideradas para a nossa Equipa do Ano tiveram presença regular ao longo de 2025 nas nossas escolhas para a Equipa da Semana.

A data limite foi a meio de dezembro, altura em que os jogadores tinham de ter disputado pelo menos 30 jogos de campeonato durante o ano civil.

Em baixo pode ver a nossa Equipa do Ano de 2025:

Equipa do Ano
Equipa do AnoFlashscore

Guarda-redes:

Mile Svilar (Roma) 7,1 (classificação média por jogo)

Talvez se recorde do nome de Mile Svilar pela sua passagem difícil ao serviço do Benfica, mas o jovem guarda-redes aprendeu uma lição importante nesse dia. Avançando para 2025, o agora guarda-redes de 26 anos é sinónimo de fiabilidade. Svilar evoluiu para um dos melhores guarda-redes da Europa e a sua impressionante média de 7,1 ao longo de 2025 é prova do seu crescimento.

Svilar terminou 19 jogos sem sofrer golos em 35 partidas da Serie A em 2025, um registo notável numa equipa da AS Roma que está longe de dominar em Itália. O guarda-redes foi fundamental para segurar 13 vitórias por 1-0 ao longo do ano, ajudando a sua equipa a não desperdiçar pontos preciosos.

Durante 2025, Svilar foi o exemplo máximo de consistência, mas também protagonizou exibições de destaque frente à Fiorentina em maio e, já este mês, diante do Cagliari.

Defesas:

Davinson Sánchez (Galatasaray) - 7,3

É justo dizer que a decisão de Davinson Sánchez em trocar a Premier League e o Tottenham pela Super Lig e pelo Galatasaray foi um sucesso absoluto. O central colombiano, imponente, conquistou dois campeonatos consecutivos na Turquia e tem sido peça-chave na defesa esta época, numa altura em que o Galatasaray se destaca também na Liga dos Campeões.

2025 foi um ano de excelência para Sanchez, que passou a ser dos primeiros nomes a garantir jogos sem sofrer golos, tanto no clube como na seleção. De um defesa propenso a erros ocasionais, tornou-se alguém em quem os colegas confiam, assumindo ainda o papel de líder dentro de campo.

Apesar de ser normalmente reconhecido pelas suas interceções, velocidade e precisão nos desarmes, Sánchez também ajudou a equipa no ataque, com três golos e duas assistências em 2025.

Como cereja no topo do bolo, conquistou por quatro vezes o prémio de melhor em campo na Super Lig turca desde o início do ano, o que demonstra o nível elevado das suas exibições.

Nicolas Otamendi (Benfica) - 7,6

Desde que Nicolas Otamendi trocou o Manchester City pelo Benfica, o central argentino tornou-se titular indiscutível. Depois de ter iniciado a carreira no FC Porto, Otamendi readaptou-se rapidamente ao futebol português e foi peça central na conquista do título da Liga Portugal em 2022/23.

É também notável a forma como reinventou a carreira, depois de muitos terem duvidado se ainda teria nível para o topo nos seus últimos anos na Premier League. Se dúvidas houvesse, Otamendi está a envelhecer como um bom vinho, pois aos 37 anos viveu os melhores 12 meses desde que chegou ao Benfica, em 2025.

Depois de terminar toda a época 2024/25 com uma média de 7,6, Otamendi está a igualar esse registo esta temporada. O internacional argentino é tudo o que se espera de um capitão, liderando pelo exemplo com exibições defensivas irrepreensíveis.

Após ter integrado a Equipa da Época do Flashscore em 2024/24, um final de época forte pode dar-lhe nova presença nesta distinção.

Kai Wagner (Philadelphia Union) - 7,7

Kai Wagner é um nome bem conhecido em Filadélfia. O defesa alemão chegou ao Philadelphia Union em 2019 e tem sido um verdadeiro pilar do clube desde então. O lateral-esquerdo ofensivo tem criado golos para o Union época após época, mas foi em 2025 que as suas assistências se traduziram em sucesso coletivo.

Wagner já vinha apresentando números semelhantes há alguns anos, mas em 2025 destacou-se numa equipa que somou vitórias por 6-0 e 7-0 a caminho da conquista da Conferência Este.

As 11 assistências na fase regular foram seguidas de uma 12.ª nos play-offs, com Wagner a inspirar o Philadelphia até aos quartos de final da MLS Cup.

No final, Wagner e o Union acabaram por ser eliminados em dois jogos frente ao New York City nos últimos oito, mas 2025 ficará na memória do lateral alemão.

Médios:

Michael Olise (Bayern Munique) - 7,8

Já se tornou uma espécie de piada nas redes sociais o facto de Michael Olise raramente mostrar emoções ou parecer importar-se com algo. E isso reflete-se no relvado, onde por vezes faz o jogo parecer fácil.

O que Olise não tem em velocidade pura, compensa com rapidez de pensamento, controlo de bola de classe mundial e drible de elite. É o extremo completo e rapidamente se tornou peça fundamental num dos ataques mais perigosos da Europa.

Depois de uma época de estreia eletrizante, em que ajudou o Bayern Munique a recuperar o topo do futebol alemão, o francês manteve o nível, somando seis golos e oito assistências nesta Bundesliga. O mais impressionante é que o seu xG para a época é de 5,5 golos, ou seja, está a superar as expectativas.

Como se pode ver no gráfico abaixo, a maioria dos seus golos na Bundesliga surgiram de posições em que a probabilidade de marcar era reduzida.

Golos de Olise na Bundesliga em 2025/26
Golos de Olise na Bundesliga em 2025/26StatsPerform via Opta

Tem uma capacidade única para encontrar espaço onde parece não existir e consegue marcar de ângulos e distâncias improváveis. Os números, a média de 7,8 e o que se vê em campo confirmam: poucos merecem tanto um lugar nesta Equipa do Ano.

Joey Veerman (PSV) - 7,7

Quem acompanha regularmente o nosso artigo da Equipa da Semana sabe que Joey Veerman já foi várias vezes destaque e é quase uma lenda das classificações do Flashscore!

Veerman viveu um 2025 para recordar e, em particular nesta época, o médio neerlandês tem estado em grande no meio-campo do PSV, acrescentando golos e assistências a exibições sempre equilibradas.

Os seus oito golos e nove assistências na Eredivisie em 2025 são números impressionantes para um médio-centro que tanto contribui para evitar golos como para os marcar.

As exibições de Veerman no final da época passada foram decisivas para o PSV conquistar dramaticamente o título da Eredivisie e, esta temporada, as suas contribuições ofensivas têm sido fundamentais para a equipa liderar com nove pontos de vantagem.

Pedri (Barcelona) - 7,5

Pedri é daqueles jogadores, tal como Iniesta e Xavi antes dele, que basta ver jogar 90 minutos para perceber que é um médio de elite.

O internacional espanhol é de classe mundial com a bola nos pés e os seus movimentos sem bola também não ficam atrás. Os números ofensivos podem não ser de encher o olho (ainda que cinco assistências na LaLiga esta época estejam longe de ser desapontantes), mas há muito mais no seu jogo que o torna peça-chave no sistema único de Hansi Flick.

Visão de jogo, sangue-frio sob pressão e a capacidade de fugir a entradas com pequenas simulações de ombro são traços típicos de Pedri.

Mapa de passes de Pedri no último terço frente ao Atlético de Madrid
Mapa de passes de Pedri no último terço frente ao Atlético de MadridStatsPerform via Opta

Depois de ajudar o Barcelona a conquistar um brilhante triplete nacional e a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões no final da época passada, tem sido protagonista na vantagem que o Barça abriu sobre o rival Real Madrid na LaLiga esta temporada.

Resumindo, Pedri é dos melhores do mundo na sua posição e merece plenamente o seu lugar nesta equipa.

Lamine Yamal (Barcelona) - 7,8

Por onde começar com este prodígio? Faltam adjetivos para descrever o ano de estreia de Lamine Yamal. Em 2025, passou de promessa a estrela mundial e foi segundo classificado na Bola de Ouro.

Marcou golos, fez assistências e proporcionou momentos que arrepiam qualquer adepto esta época. No entanto, foi na primeira metade de 2025 e no final da época passada que atingiu o auge. O internacional espanhol foi um prazer de ver, decisivo em quase todos os grandes jogos, enquanto o Barcelona conquistava o triplete nacional. Quase levou o Barça à final da Liga dos Campeões sozinho, com exibições inspiradas frente ao Inter nas meias-finais.

14 golos e 12 assistências na LaLiga em 2025 podem não parecer números de outro mundo, mas a regularidade nas contribuições ofensivas virá com o tempo e a maturidade. Porque já está a brilhar nos maiores palcos e, com apenas 18 anos, isso é especial.

Estatísticas de Lamine Yamal em 2025/26 em comparação percentil
Estatísticas de Lamine Yamal em 2025/26 em comparação percentilStatsPerform via Opta

Como o gráfico acima mostra, Lamine Yamal tem sido dos melhores extremos do mundo esta época em quase todos os parâmetros. Por isso, se não quiser acreditar na nossa palavra ou na impressionante média de 7,8 do Flashscore, pode sempre olhar para estes números.

Avançados:

Lionel Messi (Inter Miami) - 8,3

Depois de conquistar tudo no Mundial-2022, teria sido fácil para Lionel Messi abrandar e preparar-se para a reforma. Com tudo o que já alcançou, poucos o criticariam. Mas, sendo quem é, o argentino não o fez e, aos 38 anos, continua a apresentar números impressionantes na MLS.

Mapa de XG de Messi na MLS 2025
Mapa de XG de Messi na MLS 2025StatsPerform via Opta

Em 34 jogos este ano, Messi marcou 35 golos e fez 28 assistências. Estas 63 contribuições foram decisivas para o Inter Miami conquistar a MLS Cup.

Várias vezes, Messi carregou o conjunto norte-americano às costas, tal como já fizera por vezes no Barcelona e na Argentina. O pequeno génio fez a MLS parecer fácil e, embora não seja a liga mais competitiva, está longe de ser tão acessível como Messi faz parecer.

Com o Mundial-2026 no horizonte, provavelmente a última grande competição da sua carreira, 2025 foi um ano de sonho para os seus adeptos, que puderam continuar a ver Messi em ação. Porque, antes que se dê conta, a sua era terminará e restarão apenas memórias de anos como 2025, em que esteve numa liga à parte.

Harry Kane (Bayern Munique) - 7,8

A transferência de Harry Kane para o gigante alemão Bayern Munique foi um sucesso absoluto e 2025 não foi apenas o seu melhor ano desde que chegou à Alemanha, mas talvez o melhor da carreira. Os números falam por si: 34 golos e sete assistências na Bundesliga em 2025, o que significa 41 contribuições para golo – um registo verdadeiramente prolífico.

Kane também tem aproveitado oportunidades de zonas onde poucos esperariam ver um golo. Na época 2025/26, já superou o seu xG de 13, com 19 golos em 15 jogos, e como se pode ver abaixo, alguns desses remates partiram de situações com xG muito baixo.

xG de Harry Kane na Bundesliga em 2025
xG de Harry Kane na Bundesliga em 2025StatsPerform via Opta

Para além de marcar golos com facilidade, os golos de Kane no final da época 2024/25 ajudaram o Bayern Munique a recuperar o título da Bundesliga ao novo rival Bayer Leverkusen, naquele que foi o primeiro grande troféu da sua carreira. Um momento de glória mais do que merecido para um dos melhores avançados da última década, tal como a sua presença nesta Equipa do Ano.

Kylian Mbappé (Real Madrid) - 7,6

O Real Madrid pode não ter alcançado todos os objetivos na época 2024/25 e, por isso, 2025 não será visto como o ano mais bem-sucedido da carreira de Kylian Mbappé. No entanto, a nível individual, o francês teve uma excelente época de estreia nos merengues e rapidamente se tornou a principal ameaça ofensiva da equipa.

Em 2025, a estrela francesa igualou o recorde de Cristiano Ronaldo no clube, com 59 golos num só ano civil (em todas as competições). Nada mau para o primeiro ano completo num clube da dimensão do Real Madrid.

Alguns poderão sentir falta do extremo explosivo de outros tempos, que aterrorizava laterais com a sua velocidade e técnica. Mas o Mbappé de 2025 está mais próximo do perfil de Ronaldo ou Erling Haaland, maximizando as suas qualidades para marcar muitos golos.

Mbappé ao centro é perigosíssimo, pois tanto pode conduzir a bola e rematar de ângulos improváveis, como fazer desmarcações rápidas nas costas da defesa – e, quando o faz, é quase impossível apanhá-lo.

O Real Madrid certamente não estaria na luta pelo título da LaLiga sem os golos de Mbappé esta época, e isso diz muito sobre o seu brilhantismo, tendo-se tornado rapidamente o principal protagonista numa equipa repleta de estrelas.