O trono planetário do LoL procura o sucessor do todo-poderoso T1 na edição de 2025 do Campeonato do Mundo. Os sul-coreanos, que fizeram história em 2024 com o seu quinto título, chegam como quarto cabeça de série da sua região e vão procurar um inédito triplete que os colocaria ainda mais alto como a equipa mais lendária da disciplina.
Para esta ocasião, a organização designou três cidades na China que vão acolher as diferentes fases da competição. O Beijing Smart Esports Center, em Pequim, acolherá a fase de Play-in (14 de outubro) e também a chamada Ronda Suíça (15-25 de outubro). Tudo se transfere para a Mercedes-Benz Arena, em Xangai, para os quartos de final e as meias-finais (28-31 de outubro e 1-2 de novembro) e terá o seu ponto final no Dong'an Lake Sports Park Multifunctional Gymnasium, em Chengdu (9 de novembro).
Equipas participantes
Além do atual campeão T1, um bom lote das melhores equipas do mundo vai disputar os Worlds 2025:
Coreia do Sul - LCK
- Gen.G (1.º)
- Hanwha Life (2.º)
- KT Rolster (3.º)
- T1 (4.º)
China - LPL
- Bilibili Gaming (1.º)
- Anyone’s Legend (2.º)
- Top Esports (3.º)
- Invictus Gaming (4.º)
EMEA - LEC
- G2 Esports (1.º)
- Movistar KOI (2.º)
- Fnatic (3.º)
Américas - LTA
- FlyQuest (1.º)
- Vivo Keyd Stars (2.º)
- 100 Thieves (3.º)
Ásia-Pacífico – PCS
- CTBC Flying Oyster (1.º)
- Team Secret Whales (2.º)
- PSG Talon (3.º)
No total, são 16 as equipas que vão disputar o Main Event a partir da Ronda Suíça dos Worlds 2025. Antes, no Play-in (14 de outubro), os quartos cabeças de série da LPL (China) e da LCK (Coreia) vão disputar o último lugar entre os 16. Assim, os atuais campeões T1, com uma temporada algo irregular, podem não entrar na fase principal se perderem com os chineses da Invictus Gaming.

Formato, calendário e horários
A fase final dos Worlds 2025 de League of Legends é composta por três partes bem distintas. Em primeiro lugar, realiza-se o Play-in entre T1 e Invictus Gaming. Como já referimos, esse primeiro confronto terá apenas um jogo, deixando para trás as intermináveis eliminatórias anteriores à Ronda Suíça, que se segue imediatamente. Por fim, os oito primeiros classificados vão disputar eliminatórias diretas desde os quartos de final até à decisão de 9 de novembro em Chengdu.
Estes serão os horários dos jogos do Campeonato do Mundo de LoL:
Os horários são simples. Salvo se a Riot Games, organizadora do evento, fizer alterações, as jornadas em que houver torneio começarão às 09:00 de Lisboa com o primeiro jogo e decorrerão ao longo da manhã, com um encontro a cada hora, aproximadamente.
O calendário é o seguinte:
Play-In (Melhor de 5) - Pequim
Segunda-feira, 14 de outubro: T1 - Invictus Gaming (09:00)
Fase Suíça (Bo1, Bo3) - Pequim
(Todos os jogos começam às 09:00, salvo indicação em contrário)*
Quarta-feira, 15 de outubro
Quinta-feira, 16 de outubro
Sexta-feira, 17 de outubro
Sábado, 18 de outubro
Domingo, 19 de outubro
Quarta-feira, 22 de outubro
Quinta-feira, 23 de outubro
Sexta-feira, 24 de outubro
Sábado, 25 de outubro
Fase Eliminatória (Bo5) - Xangai e Chengdu
(Todos os jogos começam às 08:00 de Espanha)
Terça-feira, 28 de outubro (quartos de final)
Quarta-feira, 29 de outubro (quartos de final)
Quinta-feira, 30 de outubro (quartos de final)
Sexta-feira, 31 de outubro (quartos de final)
Sábado, 1 de novembro (meias-finais)
Domingo, 2 de novembro (meias-finais)
DOMINGO, 9 DE NOVEMBRO - FINAL DOS WORLDS 2025 (08:00 de Espanha, jogo à melhor de cinco)
Onde ver os Worlds 2025?
Se quiseres desfrutar em direto dos jogos destes Worlds 2025 de LoL, tens várias opções: entre elas o LoLEsports.com, mas há ainda os co-streamings nos canais dos diferentes criadores de conteúdo autorizados.
Um novo draft que muda tudo
A grande novidade dos Worlds 2025 no competitivo de League of Legends é o Fearless Draft, um sistema revolucionário que mudou por completo a forma de jogar LoL.
Trata-se da evolução do tradicional sistema de escolhas e bans em que as equipas têm de se adaptar e inovar em cada série. A essência deste novo formato reside em que os campeões utilizados numa partida de uma série "à melhor de" não podem ser usados por nenhuma das duas equipas nas partidas seguintes.

Os favoritos
Quase como em todas as edições (e já vão dois títulos seguidos), não chegam no seu melhor momento, mas os pentacampeões T1, liderados por Faker, elevam sempre o nível no evento mais importante do ano. Os sul-coreanos serão um adversário a bater, sem dúvida.
Dito isto, aqui estão os 5 principais favoritos:
- T1 - Coreia: Vice-campeão da LCK primavera, segundo no MSI e quarto no verão da LCK. Roster: Doran (Top), Oner (Jungla), Faker (Midlaner), Gumayusi (Bot) e Keria (Support).
- Gen.G - Coreia: Campeão da LCK primavera, vencedor do MSI e campeão do verão na LCK. Roster: Kiin (Top), Canyon (Jungla), Chovy (Midlaner), Ruler (Bot) e Duro (Support).
- Hanwha Life - Coreia: Campeão do First Stand, vencedor da Taça LCK, terceiro na primavera da LCK e segundo no verão da LCK. Roster: Zeus (Top), Peanut (Jungla), Zeka (Midlaner), Viper (Bot) e Delight (Support).
- Bilibili Gaming - China: Segundo na primavera da LPL e campeão no verão da LPL. Roster: Bin (Top), Beichuan (Jungla), Knight (Midlaner), Elk (Bot) e ON (Support).
- Anyone’s Legend - China: Campeão na primavera da LPL e vice-campeão no verão da LPL. Roster: Flandre (Top), Tarzan (Jungla), Shanks (Midlaner), Hope (Bot) e Kael (Support).
SEGUE NO FLASHSCORE TUDO O QUE ACONTECER NOS WORLDS 2025 DE LEAGUE OF LEGENDS