"Os dois clubes parisienses estão a unir forças no palco do EA FC a partir da temporada 2025/26, lançando as bases para uma colaboração mais ampla e de longo prazo", afirmaram as duas organizações em comunicado.
O PSG, que está envolvido nos desportos electrónicos desde 2016, geria até agora os seus próprios jogadores no jogo de simulação desportiva, mas optou finalmente por unir forças com um clube endémico do sector.
"No jogo FIFA, sentimos que estávamos a começar a atingir um limite máximo, e o facto de estarmos em parceria com uma equipa que visa a excelência em todos os jogos, que tem a mesma noção que nós sobre o desempenho, pensamos que é uma colaboração benéfica", explicou à AFP Nadia Benmokhtar, diretora de diversificação e merchandising do PSG.
"E se íamos fazer uma parceria com alguém, tinha de ser com uma das maiores e mais belas estruturas", acrescentou.
Por seu lado, o Vitality está ligado ao LOSC há três anos, tendo chegado às finais daeLigue 1 e do Mundial de Clubes na época passada.
"Tivemos uma grande parceria de três anos (com o Lille), mas foi o fim de um ciclo para nós", explicou Fabien Devide, cofundador da Vitality: "Hoje, em termos de dimensão internacional, é mais um 'passo'. Para nós, é uma evolução lógica e ultra-ambiciosa".
A equipa PSG.Vitality será representada esta época pelos jogadores Ilian Bouchi e Brice Masson, que já jogavam pela Vitality na época passada. Tal como no ano passado, serão treinados por Johann "ManiiKa" Simon, ele próprio um antigo jogador de esports do PSG.
Envolvido nos desportos electrónicos desde 2016, o PSG está também presente nos jogos de vídeo League of Legends, Rainbow Six Siege e Arena of Valor.
"O PSG tem um posicionamento de marca que pretende ser jovem e moderno, e os desportos electrónicos são um dos territórios incontornáveis quando se pretende falar com um público jovem. Por isso, é realmente uma secção do clube por direito próprio", acrescentou Nadia Benmokhtar.