"Estamos a treinar de forma muito intensa e a analisar o seu nível de 2025, em que, na minha opinião, foi inalcançável. Queremos alcançar o meu máximo potencial. Espero que um dia possa estar ao seu lado, talvez até à sua frente", afirmou Evenepoel numa entrevista à Eurosport França.
No ano passado, o ciclista de 26 anos teve poucas hipóteses frente a Pogacar nos duelos diretos, como por exemplo na clássica da Lombardia. Apenas no contrarrelógio do Mundial no Ruanda, Evenepoel conseguiu bater o esloveno.
"Aprendi muito nestas corridas. Estive realmente num nível elevado e consegui medir-me com ele na subida, onde acabou por se distanciar. Tive de recuperar durante 20 a 30 segundos após o primeiro esforço", disse o campeão olímpico de 2024.
Primeiro confronto em 2026 na Bélgica
O primeiro duelo entre os dois superestrelas deverá acontecer na clássica Liège-Bastogne-Liège, a 26 de abril. Tanto Evenepoel (duas vezes) como Pogacar (três vezes) já venceram esta prova. Na última temporada, o campeão do mundo de 2022 perdeu o contacto com o grupo na subida da Côte de la Redoute, algo de que pretende tirar ensinamentos.
"São cinco minutos de esforço muito intenso. Tenho a sensação de que o Tadej faz a diferença nesses cinco a dez minutos. É nisso que estamos a trabalhar, em conseguir manter um determinado rendimento durante cinco a dez minutos. Neste momento, o treino está a correr muito bem.", apontou.
Evenepoel transferiu-se esta época da equipa belga Soudal-Quickstep para a formação alemã Red Bull-Bora-hansgrohe e iniciou a temporada na semana passada em Maiorca. Lá, venceu tanto o contrarrelógio coletivo como a Trofeo Serra Traumuntana e a Trofeo Andratx. Pogacar deverá começar a sua época a 7 de março, com a participação na Strade Bianche.
