Mais

Federação Mundial de Xadrez cede e Magnus Carlsen pode jogar de calças de ganga

Magnus Carlsen na quinta-feira.
Magnus Carlsen na quinta-feira.Seshadri Sukumar / Zuma Press / Profimedia

Magnus Carlsen está autorizado a jogar de calças de ganga no Campeonato Mundial de Xadrez Blitz e a estrela já prometeu nas redes sociais fazer uso do seu direito recém-conquistado.

 "Amanhã (segunda-feira) vou definitivamente jogar de calças de ganga", escreveu o norueguês no X.

Pouco antes, a Federação Mundial de Xadrez (FIDE) tinha confirmado "com grande satisfação" que o jogador de 34 anos iria participar no torneio de Nova Iorque. A organização explicou que estava preparada para ser mais "flexível" no que diz respeito ao vestuário.

"Tivemos muitas discussões e temos uma boa relação com o Presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich", disse Carlsen numa entrevista com um representante da sua plataforma de xadrez co-desenvolvida: "Falando com Dvorkovich e com o principal patrocinador, senti que poderíamos ter discussões frutíferas e, no final do dia, decidi jogar".

Dvorkovich explicou: "É sempre necessário respeitar o código de vestuário oficial. No entanto, são permitidos pequenos desvios elegantes - que podem incluir, em particular, calças de ganga a condizer com o casaco".

Multa de 200 dólares

Carlsen causou um escândalo no Campeonato Mundial de Xadrez Rápido, no sábado, quando tentou entrar no tabuleiro com um par de calças de ganga. A FIDE multou-o em 200 dólares e fez-lhe um ultimato. O jogador de 34 anos anunciou então a sua retirada, dizendo que preferia viajar para um sítio "onde o tempo é mais agradável do que aqui".

Agora, Carlsen fica e quer tentar a sua sorte no Campeonato Mundial de Xadrez Blitz, que também se realiza em Nova Iorque.